Volkswagen supera a marca de 8 milhões de unidades fabricadas em Taubaté

A fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) celebrou um marco significativo, ao produzir 8 milhões de veículos desde o seu início em 1976.

No total, a montadora já fabricou 26,2 milhões de veículos no Brasil, sendo a fábrica de Taubaté a responsável pela produção do Gol, o modelo mais icônico da história da indústria automobilística nacional.

Este alcance solidifica a fábrica como um dos pilares da indústria automotiva no Brasil, representando cerca de 30,5% da produção total da Volkswagen no país nos últimos 72 anos.

Atualmente, a unidade fabrica dois dos modelos mais populares da Volkswagen no Brasil: o SUV Tera e o hatch Polo.

Ao longo de quase 50 anos, Taubaté também produziu veículos icônicos como Passat, Voyage, Parati, Saveiro e up!. A fábrica completará 50 anos em 14 de janeiro de 2026.

Foco nos modelos Tera e Polo

O SUV Tera iniciou sua produção em Taubaté em 2 de abril de 2025, como um projeto inteiramente desenvolvido no Brasil. Desde então, mais de 70 mil unidades já foram produzidas.

O modelo começou a ser vendido em junho e logo se destacou, liderando o mercado de SUVs no Brasil em setembro, outubro e novembro, com 43.897 unidades vendidas até 17 de dezembro.

O Tera também se destacou no mercado internacional, tornando-se o segundo modelo mais exportado da Volkswagen do Brasil em 2025, com 25.722 unidades enviadas para 18 países até novembro.

Outro destaque na produção de Taubaté é o Polo, que também é fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O hatch se tornou o veículo de passeio mais vendido do Brasil em 2025, com 118.845 unidades emplacadas até 17 de dezembro. Em exportações, o Polo liderou entre os modelos da Volkswagen com 32.553 unidades enviadas para 11 mercados.

Reorganização da produção

Para aumentar a produção do Tera, a Volkswagen implementou mudanças logísticas e industriais. Parte da produção do Polo Track foi transferida para Anchieta, e volumes do modelo Virtus foram realocados para a planta de São José dos Pinhais (PR). Essa estratégia permitiu otimizar a capacidade em Taubaté sem prejudicar a oferta de veículos.

Modernização e investimentos

A produção do novo SUV trouxe também investimentos em tecnologia e automação na unidade de Taubaté, alinhando-se ao plano de R$ 20 bilhões da Volkswagen para a América do Sul até 2028. A fabricação ganhou novas ferramentas e equipamentos de medição, além de centenas de robôs e dispositivos de soldagem.

A linha de pintura foi modernizada para permitir aplicações bicolores, incorporando também um projeto sustentável que utiliza biometano como fonte de energia, reduzindo as emissões de CO₂ em até 99% em comparação com combustíveis fósseis. Além disso, a montagem final passou a contar com sistemas automatizados e tecnologias de assistência ao condutor (ADAS).

Com uma área total de 3,7 milhões de metros quadrados e quase 400 mil metros quadrados de área construída, a planta continua sendo um dos principais centros de produção da Volkswagen no Brasil. O surpreendente marco de 8 milhões de veículos reafirma a importância da unidade na estratégia da Volkswagen para o mercado brasileiro e latino-americano, em meio a uma fase de transição tecnológica e ampliação do portfólio, que inclui a introdução de versões eletrificadas a partir de 2026.