Taubaté perdeu o jogo para o Sesi na capital, mas venceu o Golden Set e conquistou o quinto título consecutivo do estadual
Marcos Eduardo Carvalho / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Foto: Sesi/Divulgação
É penta! O Taubaté venceu o Sesi no Golden Set, após derrota por 3 sets a 1 no tempo normal (parciais de 25/21, 25/23, 24/26, 41/39 e 20/25), e conquistou o quinto título consecutivo do Campeonato Paulista, em praticamente três horas de partida no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo.
O time comandado pelo técnico argentino Daniel Castellani havia vencido o primeiro jogo em casa, na sexta-feira. Depois, perdeu fora, mas levou o caneco no Golden Set. Assim, os taubateanos mantêm a hegemonia estadual que perdura desde 2014. E, desses cinco títulos conquistados, quatro foram contra o Sesi.
A cada ano que passa, o Taubaté se firma mais como uma das potências do vôlei nacional. E, com craques como Lucarelli, Rapha, Vissoto, Thales e companhia, agora parte em busca do título que ainda falta: a Superliga, que começa ainda esse ano.
O JOGO/ O Sesi precisava vencer de qualquer jeito. Empurrado pela torcida, venceu o primeiro set por 25 a 21. Depois, ainda embalado, o time da capital ampliou e venceu o segundo set por 25 a 23, abrindo 2 a 0 na partida. O Taubaté, porém, reagiu no terceiro set. Em um período bastante equilibrado da partida, chegou a ver o o adversário ter um set point, mas conseguiu reverter e vencer, diminuindo o placar do jogo: 2 a 1.
O quarto set foi incrivelmente equilibrado. Se o Sesi vencesse, levaria para o Golden Set. Se o Taubaté vencesse, levaria para o tie break. E os donos da casa fizeram 41 a 39, no set mais disputado do campeonato e um dos mais equilibrados da história, fechando a partida em 3 a 1. A partir daí, o título estadual seria decidido no set extra.
TÍTULO/ No Golden Set, foi o Taubaté quem começou melhor, abrindo 6 a 0 logo de cara, ficando mais perto do título. O Sesi ainda foi buscar a diferença, descontou a vantagem, mas o Taubaté conseguia administrar a gordura que havia feito no início do período. O clima estava tenso e, em determinado momento, o árbitro deu cartão vermelho para Uriarte, do Taubaté, e Murilo, do Sesi, por provocação – cada time levou um ponto, de acordo com as regras do vôlei. Mas, na sequência, o Taubaté conseguiu ampliar a vantagem, fechou o Golden Set e foi para a comemoração.