Acontece hoje, a partir das 8h, a 29ª edição da corrida General Salgado, em Taubaté. A tradicional prova da Polícia Militar teve 4.000 inscritos e passará por diversas ruas do centro da cidade.
A cada ano, o número de participantes cresce cada vez mais — a PM estima que até 5.000 pessoas participem da prova deste ano.
Para a corporação, a realização de mais uma edição da tradicional prova é fruto de uma grande organização.
“Dessa vez, o percurso teve uma alteração. São mudanças que vamos fazendo ao longo dos anos, visando melhorar a qualidade da prova para os corredores”, conta o tenente Ricardo Prolungati, coordenador da prova.
“Essas alterações deixaram a prova um pouco mais reta, evitando aquelas quebras. Isso melhora para o atleta, deixa a prova um pouco mais veloz”, explica o tenente, responsável pela organização da corrida.
Trajeto/ Todos os competidores largam na Avenida do Povo, às 8h. Eles passam pela praça da CTI e seguem pela avenida Nove de Julho até a Rodoviária Velha. Neste ponto, os participantes da prova de cinco quilômetros e caminhada se dividem dos demais: eles contornam a praça Dr Barbosa de Oliveira, voltando até a CTI. De lá, pegam a avenida John Kennedy, chegando até a avenida Independência e terminando no Batalhão da Polícia Militar.
Já os participantes da prova de dez quilômetros farão a volta no bairro Santa Clara, voltam pelo centro da cidade e irão até a avenida Assis Chateaubriand. Na sequência, enfrentam a reta final da avenida Independência até chegarem ao Batalhão.
Cuidados / Médico ortopedista e especialista em medicina esportiva, Alexandre de Paiva Luciano alerta para os cuidados com a hidratação durante a General Salgado. “Na primeira hora de prova, água, somente água. E, claro, não pode se esquecer de manter a frequência cardíaca. Para quem é profissional, procura performance, precisa tentar manter o ritmo dos treinos”, afirma.
“A preparação, na verdade, precisa vir de antes da prova. Avaliação física é importante, conhecer seu senso de corrida. No hora, fazer um bom aquecimento, um alongamento certo é fundamental”, concluiu o especialista.