Para assegurar a segurança dos passageiros e dar continuidade às obras de expansão da Linha 2-Verde, o Metrô de São Paulo e a CPTM anunciaram uma operação especial na Linha 11-Coral entre os dias 29 de dezembro e 7 de janeiro de 2026. Durante esse período, o trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé estará interditado, e a Linha 3-Vermelha será utilizada como alternativa, com integrações abertas nas estações mencionadas.
A partir do dia 21 de dezembro, a Linha 11-Coral terá uma redução na velocidade nas imediações da Penha, em preparação para o bloqueio das vias na semana seguinte. Essa medida cautelar não impactará de forma significativa o tempo de viagem dos passageiros, pois os trens poderão compensar a desaceleração nos trechos subsequentes.
Para facilitar o trajeto durante a operação com velocidade reduzida, as integrações gratuitas com a Linha 3-Vermelha nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé estarão disponíveis. Passengers utilizando a parte leste da Linha 11-Coral (de Guaianases a Estudantes) também podem optar pela Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), com transferências disponíveis nas estações Calmon Viana e Tatuapé.
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A interdição é essencial para permitir a passagem da tuneladora Shield (Tatuzão), que será responsável por escavar e construir parte dos túneis para a ampliação da Linha 2-Verde. Essa alteração foi programada para ocorrer durante o período de férias, quando o fluxo de passageiros diminui em 40%, minimizando os impactos na operação.
Operação da Linha 11-Coral e alternativas
21/12 a 28/12: A velocidade será reduzida na Linha 11-Coral na região da Penha; essa mudança não afetará consideravelmente o tempo total de viagem. Integrações abertas para a Linha 3-Vermelha nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé a partir das 4h40 durante todo o horário comercial.
29/12 a 07/01: A operação da Linha 11-Coral será dividida, com trens funcionando normalmente de Estudantes a Corinthians-Itaquera e de Tatuapé a Palmeiras-Barra Funda; haverá interrupção da circulação de trens entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
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De 29 a 31/12 e de 05 a 07/01: Haverá reforço no atendimento aos passageiros com a Operação PAESE, oferecendo ônibus gratuitos nos horários de pico, ligando Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.
Alternativa: Os passageiros devem desembarcar nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé e utilizar a integração gratuita com a Linha 3-Vermelha do Metrô para seguir viagem, podendo retornar à Linha 11-Coral em qualquer uma dessas estações. As conexões estarão abertas a partir das 4h, em sincronia com o início da operação da CPTM.
Os trens da Linha 3-Vermelha circularão parcialmente entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé entre as 4h e 4h40. Após esse horário, a operação ocorrerá em toda a extensão. A estação Brás também possui integração gratuita entre as duas linhas e pode ser uma opção adicional. Outra opção é a Linha 12-Safira, com integrações com a Linha 11-Coral nas estações Calmon Viana, Tatuapé e Brás.
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Por que a interdição é necessária?
A utilização da tuneladora para escavação dos túneis requer cuidados especiais no início do processo, especialmente ao passar sob estruturas ferroviárias ativas. Nesse estágio inicial, a máquina atravessará áreas de solo arenoso com cobertura baixa utilizando a “câmara de escavação aberta”. O Tatuzão começará com seu compartimento vazio, que se encherá de terra, criando pressão para estabilizar o solo durante o trabalho.
O local de escavação está ao lado da Linha 11-Coral, próximo à futura estação Penha, e essa proximidade exige restrições nos movimentos ao redor da obra. Como medida de segurança, a linha ferroviária na área será desativada, e um monitoramento constante do solo será realizado para detectar qualquer alteração.
Esse procedimento é padrão nas etapas iniciais de escavação de projetos com tatuzões e envolve equipes de contingência prontos para garantir a segurança de todos. Após superar o trecho da Linha 11-Coral, a tuneladora estará mais estabilizada para avançar até o Poço de Ventilação Soares Neiva, localizado antes da futura estação Aricanduva.
Por que essa obra é realizada?
A passagem do Tatuzão faz parte da expansão da Linha 2-Verde, que ganhará um novo trecho da Vila Prudente à Penha, abrangendo 8 km e oito novas estações. A obra também inclui a construção de uma nova estação para a Linha 11-Coral na Penha, beneficiando diretamente mais de 300 mil pessoas diariamente. Essas melhorias proporcionarão novas opções de transporte, facilitando a conexão do extremo leste com outras áreas da cidade e redistribuindo o fluxo de passageiros, especialmente nas linhas 3-Vermelha e 11-Coral.

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