Travessias Aquáticas vão fomentar o turismo e a economia.

Agendado para o dia 13 de novembro, o leilão na Bolsa de Valores (B3) em São Paulo marca o início da concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado, um passo importante para o desenvolvimento econômico nas regiões atendidas. A modernização dos serviços vai facilitar o transporte, fomentar o turismo e fortalecer as economias locais, especialmente nas cidades do litoral paulista.

Atualmente, as 14 linhas do sistema atendem cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente no Estado de São Paulo. O novo modelo prevê melhorias significativas com um investimento superior a R$ 2,5 bilhões, incluindo a construção de novos terminais, a aquisição de embarcações modernas e a requalificação da infraestrutura existente.

LEIA TAMBÉM: Travessias Hídricas de São Paulo serão modernizadas para oferecer mais conforto e eficiência aos usuários

Regiões como Baixada Santista, São Sebastião, Ilhabela e Vale do Ribeira serão especialmente beneficiadas, garantindo melhor atendimento em períodos de alta demanda. O modelo prevê que a concessionária amplie a frota durante feriados e temporadas de pico, assegurando mais viagens e reduzindo filas de espera.

“A modernização das travessias catalisa o desenvolvimento regional, amplia o acesso a empregos e oportunidades, além de fortalecer o turismo ao longo do litoral paulista”, afirma Edgard Benozatti Neto, Diretor-Presidente da Companhia Paulista de Parcerias.

A concessão abrange investimentos em oito linhas litorâneas, que são operadas pelo Departamento Hidroviário nas regiões norte, centro e sul do litoral paulista, além de três linhas do sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia e três linhas no Reservatório de Paraibuna. Serão 45 novas embarcações para atender a população, mantendo a atual base tarifária.

As 14 linhas a serem concedidas incluem: São Sebastião-Ilhabela, Santos-Vicente de Carvalho, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá, Cananéia-Continente, Cananéia-Ilha Comprida, Cananéia-Ariri, Iguape-Juréia, Bororé-Grajaú, Taquacetuba-Bororé, João Basso-Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra.