Transparência e Observatório vão fiscalizar obras públicas na região
30 de junho de 2017
Financiado por fundo internacional, projeto ‘Obra Transparente’ será lançado em São José e Taubaté na próxima quarta-feira pela Transparência Brasil e o Observatório social; ação visa evitar paralisações em obras públicas no Vale
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Misture uma obra feita com dinheiro público, um celular e uma nova forma de controle social. Aplique uma dose de vontade, salpique com coragem e deixe assar em sua consciência.
Pronto: eis a receita da ‘Obra Transparente’, novidade que a Transparência Brasil e o Observatório Social de São José trarão para a região na próxima semana.
Trata-se de uma ferramenta inovadora para fiscalizar o andamento de obras públicas. Na primeira fase, ela será usada pela população para acompanhar obras de escolas e creches municipais.
O projeto é financiado pelo Undef (Fundo das Nações Unidas para a Democracia) e visa ampliar a transparência e a prestação de contas na execução de obras de infraestrutura na área da Educação, além de evitar paralisações e desperdícios.
“Vivemos um momento de corrupção”, diz Paulo Sampaio, do Observatório Social de São José. “Precisamos atuar na prevenção, para que desvios não ocorram”. A entidade lança o projeto no dia 5 de julho, às 19h, na Câmara.
São José e Taubaté fazem parte de um grupo de 22 municípios de cinco estados que receberão o projeto ‘Obra Transparente’.
Foram escolhidas três creches em São José e quatro escolas em Taubaté, todas em construção, para começar o projeto de fiscalização. As obras somam R$ 25,4 milhões em dinheiro público.
Aplicativo vai acompanhar o andamento das atividades em São José e em Taubaté
O projeto ‘Obra Transparente’ conta com o aplicativo “Tá de Pé”, disponível para Android (http:/goo.gl/zCmMbE), mas em fase de testes. O app combaterá atrasos e paralisações em obras de escolas e creches públicas. Pelo celular, enviam-se dados e fotos sobre as obras, que serão analisados por engenheiros. Qualquer indício de problema, o gestor responsável será alertado.