Tctau anuncia fim de greve, mas frota só terá 100% no dia 10
4 de dezembro de 2018
Mesmo sem que o governo Ortiz tenha atendido reivindicação da categoria, permissionários decidiram voltar ao trabalho
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Os permissionários do Tctau (Transporte Complementar de Taubaté) anunciaram nessa terça-feira o fim da greve da categoria, que havia sido iniciada no dia 21 de novembro.
A frota, no entanto, deve voltar a operar com 100% apenas na próxima segunda-feira, dia 10.
Desde o início da paralisação, apenas 30% dos veículos estão operando – as linhas foram reforçadas com ônibus reservas da concessionária ABC Transportes.
Segundo o Tctau, alguns veículos estão em manutenção, por isso foi prevista a retomada da operação completa apenas na semana que vem.
Embora nenhuma reivindicação tenha sido atendida até agora, o fim da greve foi decidido em assembleia realizada na segunda-feira. “Apesar de não ter havido solução do problema, nós não queremos trazer maiores prejuízos à população que depende do transporte público”, informou a categoria, em nota.
REIVINDICAÇÃO/ Das 28 linhas do transporte municipal, 21 são operadas apenas pela ABC e sete são compartilhadas entre concessionária e Tctau (Vila Aparecida, São Gonçalo, Marlene Miranda, Parque Sabará, Parque Ipanema, Jardim América e Distrito Industrial).
De acordo com o Tctau, as linhas operadas pela categoria têm baixa demanda e alto índice de gratuidade, o que tornaria a divisão economicamente inviável.
Reivindicando uma mudança na divisão das linhas, a categoria entrou em greve em novembro.
A expectativa é de que o governo Ortiz Junior (PSDB) conclua o estudo sobre uma nova divisão de linhas ainda em dezembro.
Nesse intervalo, o Tctau chegou a solicitar um acordo preliminar, em que os permissionários pudessem atuar provisoriamente em outras quatro linhas, que hoje são exclusivas da ABC (Barreiro, Estoril, Gurilândia e Santa Tereza), mas o pedido foi negado pela gestão tucana.