Em 2025, o município não registrou mortes por dengue e recomenda aos moradores que intensifiquem os cuidados, especialmente no verão, para prevenir novos casos em 2026.
A Secretaria de Saúde de Taubaté recomenda que a população mantenha as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela dengue. Apesar da redução significativa em 2025 comparado ao ano anterior, é crucial continuar as ações para evitar um novo aumento de casos em 2026, particularmente durante o verão, quando as temperaturas altas e chuvas são frequentes.
Em 2024, Taubaté registrou 29.379 casos de dengue e 42 mortes. No ano seguinte, o total caiu para 3.212 casos confirmados, uma redução de 89%, sem nenhuma morte registrada. Apesar do cenário encorajador, a Secretaria de Saúde ressalta a importância da prevenção constante para manter os índices baixos.
A mais recente Análise de Densidade Larvária, realizada em outubro, revelou o menor índice para este mês desde 2018. Embora este seja o melhor resultado em sete anos, o clima do verão ainda pode favorecer a proliferação do mosquito.
O combate à dengue em Taubaté é uma atividade contínua, com a atuação dos agentes de controle de endemias e de vetores do CAS, que realizam visitas educativas em residências, atividades em escolas, vistorias e nebulização em áreas com casos confirmados. O município também possui um Comitê de Combate à Dengue, que traça estratégias específicas para bairros mais afetados.
A vacina contra a dengue está disponível nas salas de vacinação das unidades de saúde básicas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Entre as principais recomendações para a população estão: armazenar garrafas, potes e vasos de cabeça para baixo; descartar corretamente garrafas PET e embalagens sem uso; colocar areia nos pratos de vasos de plantas; manter pneus em locais cobertos ou descartar de forma adequada; amarrar bem sacos de lixo; manter caixas d’água, tonéis e reservatórios limpos e fechados; evitar acumular sucata e entulho; limpar calhas e lajes; instalar telas nos ralos e mantê-los limpos; higienizar bandejas de ar-condicionado e geladeiras; eliminar água acumulada em purificadores e geladeiras; garantir a manutenção regular das piscinas e esticar lonas usadas para cobrir objetos, evitando a formação de poças de água.

Leave a Comment