Taubaté deve retomar ainda esse mês licitação para novos abrigos de ônibus
8 de setembro de 2020
O governo Ortiz Junior (PSDB) espera retomar ainda esse mês uma licitação que prevê a compra de 150 novos abrigos de ônibus.
O pregão eletrônico estava marcado para o dia 19 de agosto, mas o certame foi suspenso depois que uma empresa interessada questionou a modalidade escolhida para a licitação.
Segundo a gestão tucana, a impugnação ainda está sob análise. “O pedido de impugnação foi encaminhado para análise da procuradoria administrativa e [o edital] deve ser republicado ainda neste mês de setembro”, afirmou a Prefeitura.
De acordo com o edital original, o contrato poderá custar até R$ 2,255 milhões. Dos 150 abrigos, 50 terão 2 metros de largura e os 100 restantes terão 1,5 metro de largura.
A licitação resultará em uma ata de registro de preço. Nessa modalidade, a compra não é obrigatória – o preço é fixado e, caso haja disponibilidade financeira, o município pode adquirir os abrigos (ou, ao menos, parte deles) nos 12 meses seguintes.
PROMESSA.
Na campanha de 2016, Ortiz prometeu trocar os abrigos de ônibus existentes na época por novas estruturas modernas e iluminadas.
Atualmente, Taubaté tem 1.241 pontos de embarque e desembarque do transporte público, mas apenas 306 possuem abrigo e 935 não têm. Segundo a gestão tucana, os 150 novos abrigos previstos “serão utilizados para substituições e instalações novas”.
No segundo mandato de Ortiz, de acordo com a Prefeitura, foram realizadas 358 manutenções (alguns abrigos receberam mais de uma manutenção no período) e 59 trocas ou instalações de abrigos novos.
O número é inferior ao registrado no primeiro mandato do tucano, quando Taubaté ganhou 106 novos abrigos.