SPM estabelece colaboração para combater o assédio em academias.

A Secretaria de Políticas para a Mulher, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região, Sede São Paulo (CREF4-SP), lançou iniciativas para fortalecer o protocolo “Não Se Cale”. Este esforço inclui ações destinadas a capacitar 230 mil profissionais do setor, proporcionando apoio e acolhimento a vítimas de assédio, além de combater a violência contra as mulheres em academias e espaços esportivos.

“Nosso objetivo é assegurar que as mulheres se sintam mais seguras ao praticar atividades físicas. Com esta colaboração, capacitamos profissionais para oferecer suporte e orientação adequados, ajudando-as a enfrentar situações de violência, tanto dentro quanto fora desses locais,” afirma Valéria Bolsonaro, Secretária de Políticas da Mulher do Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP conquista ouro, prata e bronze na 50ª edição do Anuário do Clube de Criação com o case do movimento SP por Todas.

A parceria inicia com campanhas educativas que visam capacitar profissionais de educação física a agir em situações de violência, promovendo um ambiente mais saudável e seguro para as mulheres.

O projeto pretende impactar mais de 230 mil profissionais credenciados pelo CREF4-SP e mais de 13 mil academias e centros esportivos, além de toda a comunidade de frequentadores.

As ações da parceria entre SPM e CREF4-SP incluem:

  • Promoção do Protocolo “Não Se Cale” e criação de pontos de acolhimento em ambientes esportivos;
  • Capacitação gratuita com certificação através do curso “Protocolo Não Se Cale”, disponível na plataforma www.mulher.sp.gov.br/naosecale;
  • Campanhas educativas e de conscientização voltadas para profissionais, colaboradores e frequentadores de academias e centros esportivos;
  • Ampliação da divulgação de canais de denúncia e serviços especializados, como Delegacias da Mulher, CRMs, Disque 190 e APP SP Mulher Segura;
  • Realização de eventos, rodas de conversa e ações educativas para fortalecer a rede de proteção às mulheres.

SP Por Todas

SP Por Todas é um movimento do Governo do Estado de São Paulo, destinado a aumentar a visibilidade das políticas públicas voltadas para mulheres, assim como a rede de proteção e suporte para sua autonomia profissional e financeira. Este movimento abrange novas iniciativas que foram lançadas em março de 2024, incluindo o aplicativo SPMulher Segura, que permite uma conexão rápida e direta com a polícia em caso de aproximação de agressores, além da criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher, funcionando 24 horas. Mais informações em www.spportodas.sp.gov.br.