SP lança exposição em homenagem aos 30 anos de conquistas do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Para celebrar os 30 anos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) inaugurou a exposição “CPB 30 Anos — O Brasil que Inspira o Mundo” no Museu da Inclusão, no Memorial da América Latina. O objetivo é destacar a evolução do paradesporto no Brasil e realçar a importância das políticas públicas que favorecem a dedicação e o crescimento dos paratletas no esporte.

A cerimônia de abertura, realizada na última segunda-feira (17), contou com a presença do secretário Marcos da Costa, do secretário Executivo João Manoel Scudeler de Barros, do secretário em exercício de Justiça e Cidadania Raul Christiano, da presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Ariani Queiroz Sá, do presidente do CPB José Antônio Freire, e do presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), João Batista Carvalho e Silva, além de vários atletas medalhistas, como Sabrina Custódia, Mariana D’Andrea, Jerusa Geber, Beth Gomes, Maciel Santos e Harlley Arruda.

Com mais de 50 peças, a exposição inclui itens raros e históricos, como a tocha paralímpica, medalhas e mascotes dos Jogos de 2016. Também foram montadas linhas do tempo que apresentam os principais feitos do Comitê e o desempenho do Brasil nas Paralimpíadas nos últimos três décadas.

“Escolhemos este nome para evidenciar a realidade do nosso país no paradesporto. Hoje, somos uma das maiores referências mundiais nas Paralimpíadas. O nosso crescimento inspira várias nações, resultado da dedicação e paixão de cada um de vocês”, declarou o secretário Marcos da Costa aos atletas presentes.

“O esporte é um dos fios que compõem nossa identidade. Para celebrar essa força transformadora, trazemos elementos da jornada do CPB, homenageando os anos de trabalho que possibilitaram aos nossos atletas alcançar os mais altos pódios. Desde o pioneirismo até as atuais conquistas, da luta por espaço às medalhas que enchem o Brasil de orgulho”, destacou o secretário.

José Antônio Freire, presidente do CPB, ressaltou que o Comitê atua como uma ampla rede de apoio aos esportistas, com 92 centros de referência em várias regiões do país. “Em breve, teremos a abertura da maior paralimpíada escolar do mundo, com mais de dois mil atletas. Isso comprova a grandeza e os avanços do paradesporto no Brasil, que é um poderoso recurso de inclusão para pessoas com deficiência na sociedade.”

“O CPB transformou completamente minha vida”, compartilhou a medalhista Sabrina Custódia. “Após minhas amputações aos 18 anos, eu não sabia o que faria da vida. Conhecer o CPB me deu a oportunidade de vivenciar várias modalidades até encontrar meu lugar no atletismo. Desde então, desenvolvi autonomia e independência, o que melhorou meu emocional e autoestima, sendo fundamental na minha reabilitação. Esse apoio e acolhimento nos motivam a lutar por nossos sonhos e por mais medalhas.”

CPB 30 Anos — O Brasil que Inspira o Mundo

Desde as primeiras jogadas em 1958 até as 89 medalhas em Paris 2024, a exposição busca apresentar um panorama do paradesporto brasileiro, que, após muitas lutas por espaço e reconhecimento, se consolidou como uma potência internacional. Essa trajetória é evidenciada pela inédita 5ª colocação conquistada nas últimas Paralimpíadas, onde o Time São Paulo Paralímpico trouxe 40% das medalhas brasileiras.

Após 30 anos, o CPB se tornou um símbolo de resistência, transformação e pertencimento. É uma instituição onde cada desafio se torna uma conquista, e o esporte é uma linguagem universal de inclusão, autonomia e respeito. O Governo de São Paulo se une a essa jornada ao lado dos atletas, com o Time SP e a construção do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, inaugurado em 2016. Isso reafirma o compromisso com a memória e o reconhecimento de todos que contribuíram ao longo dessa história, desde presidentes e gestores até atletas, treinadores e medalhistas.

Serviço: Exposição “CPB 30 Anos — O Brasil que Inspira o Mundo”
Data: 17 de novembro de 2025 a 06 de março de 2026
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Local: Museu da Inclusão – Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Avenida Mário de Andrade, 564 – Térreo – Barra Funda, São Paulo – SP