SP aumenta em 34% a capacidade de transporte das Travessias Litorâneas.

No último sábado (20), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) iniciou a implementação do plano estratégico para as travessias litorâneas, visando a Operação Verão Integrada do Governo de São Paulo. Essa ação conjunta reúne diversas secretarias e órgãos estaduais durante a alta temporada na costa paulista, a qual irá perdurar até março de 2026.

Para dar conta do aumento significativo na demanda por deslocamentos entre as margens durante o verão, a Semil aumentou sua frota de balsas e lanchas, que passou de 29 para 40 embarcações na temporada 2025–2026. Essa expansão resulta em um aumento de 34% na capacidade de transporte de veículos, de 689 para 923, melhorando a fluidez e segurança das operações.

O atendimento a pedestres e ciclistas também foi ampliado, com o aumento das lanchas de seis para oito unidades, representando um crescimento de 33% e elevando a capacidade de atendimento de 1.749 para 2.489 usuários.

Essa expansão no litoral paulista é um reflexo do compromisso contínuo do Governo do Estado em melhorar a mobilidade costeira. Desde 2023, foram investidos mais de R$ 219 milhões na modernização do serviço, que incluiu a renovação de 21 embarcações, reformas de infraestrutura e a modernização de uma estação de passageiros em São Sebastião, além de melhorias nas estações da Praça da República e de Vicente de Carvalho.

Para a Operação Verão 2025–2026, todas as linhas contarão com embarcações de reserva, aumentando a confiabilidade do serviço e a capacidade de resposta em situações de alta demanda ou imprevistos operacionais.

Novidade no Litoral Norte durante a alta temporada

O Litoral Norte deve registrar um crescimento de 8% no número de usuários, especialmente na travessia São Sebastião–Ilhabela, que receberá uma embarcação adicional focada exclusivamente nesse trajeto durante a Operação Verão. Com isso, a capacidade de atendimento nessa travessia aumentará em 39%, com a introdução da embarcação FB-17.

Durante o Réveillon, espera-se um aumento ainda mais significativo, especialmente na ligação entre São Sebastião e Ilhabela, onde a demanda poderá crescer cerca de 42% entre 28 de dezembro e a primeira semana de janeiro.

As ações operacionais em trechos de maior fluxo incluem a venda antecipada de passagens, facilitando o acesso dos usuários, e a operação “Bate-Volta”, que garante que a embarcação retorne vazia para a margem de maior procura após uma única parada, otimizando o tempo de manobra e priorizando um transporte eficiente.

Foram feitos também investimentos em atracadouros, melhor organização e sinalização das áreas de espera, além de reforço nas equipes de manutenção, assegurando regularidade, segurança e previsibilidade no serviço. O objetivo é reduzir o tempo de espera e fornecer um deslocamento mais ágil e confiável.

No Litoral Centro, que inclui as ligações entre Bertioga–Guarujá, Santos–Guarujá e Santos–Vicente de Carvalho, espera-se um crescimento de cerca de 3% na demanda. Já no Litoral Sul, a tendência é uma leve retração, conforme observações de anos anteriores e as expectativas para 2025.

Serviço ao Usuário – A Semil informa que todas as travessias são monitoradas continuamente em tempo real e recomenda aos usuários que consultem os canais oficiais e planejem suas viagens. O telefone disponível é 0800 77 33 711.

Regras para Caminhões – Durante a Operação Verão 2025–2026, as regras para o embarque de caminhões continuam em vigor, resultando em uma redução de 49% no volume de caminhões de quatro eixos ou mais durante os horários de pico e um aumento de 76% no transporte de caminhões de três eixos durante a madrugada, que conta com um desconto tarifário de 20%.

Próximos Investimentos – O ano de 2026 trará um novo ciclo de melhorias com a Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias, parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Com investimentos previstos de R$ 2,5 bilhões, o projeto inclui a modernização e ampliação de 14 rotas aquaviárias no litoral paulista, na Região Metropolitana de São Paulo e no Vale do Paraíba, beneficiando cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente.