O Governo de São Paulo enviará uma delegação de até 10 empresas do estado para participar do Ventana Sur, em Buenos Aires, Argentina, um dos eventos mais importantes do setor audiovisual na América Latina. A missão empresarial ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro, promovida pelo CreativeSP, programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a InvestSP, agência dedicada à promoção de investimentos.
As empresas interessadas devem verificar o regulamento do programa e se inscrever no site da InvestSP até 15 de outubro. O CreativeSP visa não apenas a troca de conhecimentos, mas também a promoção de novos negócios, atração de investimentos estrangeiros e a geração de empregos e renda na indústria cultural.
LEIA TAMBÉM: Micro e pequenas empresas paulistas poderão comercializar produtos no Uruguai e na Argentina
O programa oferece reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis, cobrindo até 50% dos custos de viagem das empresas selecionadas. Além disso, eventos de networking e consultorias estarão disponíveis durante a missão, com monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
“O CreativeSP se consolidou como uma ferramenta estratégica para expandir as oportunidades internacionais para as empresas paulistas. Ao levar o setor audiovisual para o Ventana Sur, destacamos a criatividade e o talento de nosso estado, fortalecendo a geração de empregos e exibindo a potência da indústria cultural paulista a nível global,” afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo.
As empresas selecionadas terão a oportunidade de intercambiar ideias e fechar negócios com representantes do setor audiovisual de todo o mundo, via rodadas de negócios, sessões de pitch e encontros individuais. O Ventana Sur é organizado pelo Marché du Film, que também gerencia a área de negócios do renomado Festival de Cinema de Cannes, no qual o CreativeSP também está presente.
Mais de R$ 700 milhões em negócios
No ano passado, foram realizadas nove missões que levaram 103 empresas da indústria cultural para eventos focados em inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura. A estimativa de negócios gerados pelo programa alcançou R$ 725 milhões, resultando em 6.400 empregos.
A missão ao Ventana Sur será a 11ª do CreativeSP em 2025. Anteriormente, o programa já realizou missões em eventos como o Festival de Cinema de Berlim, South by Southwest, Games Developers Conference, festivais de cinema e publicidade em Cannes, Festival Fringe de Edimburgo, Gamescom e Tokyo Game Show. Em outubro, os próximos destinos serão a Feira do Livro de Frankfurt e o Womex na Finlândia.
Leave a Comment