Graças à tecnologia, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) registrou um aumento de 57% nas demandas atendidas em 2025, comparando o período de janeiro a setembro com o mesmo intervalo do ano anterior.
Desde o início do ano, o SAC respondeu a 1.197 milhão de manifestações, em contraste com 762.948 nos três primeiros trimestres de 2024. Quando observamos 2023, o crescimento é ainda mais impressionante: as demandas aumentaram nove vezes (831%), uma vez que o serviço atendeu apenas 128.658 manifestações entre janeiro e setembro do ano retrasado.
O SAC digital do Detran-SP é um canal disponível para solicitar informações, esclarecer dúvidas, requisitar serviços e registrar reclamações. A evolução tecnológica facilitou a redução do tempo de resposta, permitindo um maior volume de atendimentos.
Atualmente, uma demanda no Detran-SP leva, em média, 14 horas para receber uma resposta, uma melhora em relação às 18 horas de espera médias em 2023. Assim, além do aumento nas manifestações atendidas, o Detran-SP conseguiu reduzir o tempo de resposta em média em 22%.
“A tecnologia é uma aliada essencial, contribuindo para a melhoria dos serviços, que devem ser ágeis, eficientes e transparentes, sempre visando o bem-estar da população”, afirma Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
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