Sessão Extra: Saud diz que medidas mais duras serão reavaliadas na quinta-feira
19 de janeiro de 2021
Reavaliação
Após reunião com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus nessa segunda-feira (18), o prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), afirmou que as medidas mais duras de quarentena na cidade serão reavaliadas já nessa quinta-feira (21).
Resposta
“Quinta-feira iremos reavaliar a situação da cidade, com base em números de como a cidade irá responder ao decreto que valerá a partir de amanhã [essa terça-feira, dia 19]”, postou Saud nas redes sociais.
Medidas
Saud também anunciou outras medidas, como abertura de licitação “para compra de medicamentos preventivos” e aumentar de 31 para 50 o número de equipes do ESF (Estratégia de Saúde da Família) “para auxiliar no tratamento preventivo”.
Quarentena
O decreto editado por Saud nessa segunda-feira (18) e publicado nessa terça-feira (19) endurece as regras de quarentena no município, que passou nessa segunda para a fase laranja do Plano São Paulo.
‘Lockdown da madrugada’
Uma das principais novidades é o ‘lockdown da madrugada’, que irá vigorar durante 10 dias, a contar dessa terça. Nesse período, haverá “restrição da circulação de pessoas em espaços e vias públicas do município, entre 23h e 5h”, com ressalva aos “casos de extrema necessidade”, como: produção e transporte de cargas de produtos essenciais à vida, como alimentos e bebidas, itens de higiene e limpeza, medicamentos e insumos hospitalares; deslocamento de serviços de entrega de medicamentos; deslocamento de pessoas para prestar assistência ou cuidados a doentes; deslocamento de profissionais de imprensa; e deslocamento para unidades de saúde.
Punição
Segundo o decreto, quem desrespeitar essa regra poderá sofrer “sanções administrativas sanitárias cabíveis, bem como a responder pelos crimes previstos por infração à ordem de autoridade sanitária”. De acordo com a Prefeitura, a multa seria de cerca de R$ 2 mil.
Bebidas
Também fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas das 22h às 6h. O decreto veda aglomerações em praças públicas. Veda também o consumo de bebidas alcoólicas em praças, ruas ou outros locais públicos.
Comércio
Com o endurecimento das regras da fase laranja do Plano SP, a partir dessa terça os estabelecimentos comerciais poderão funcionar por até 6h consecutivas, entre 6h e 20h, com no máximo 30% de sua capacidade máxima de lotação.
Religião
Para templos religiosos, o horário também é reduzido a 6h de funcionamento, mas entre as 6h e 21h30. Os templos também poderão funcionar com, no máximo, 30% da capacidade.
Atividades essenciais
Pelo decreto, um estabelecimento só poderá ser enquadrado como de atividade essencial caso pelo menos 50% de sua atividade tenha esse fim – para avaliar isso, serão considerados os produtos comercializados ou os serviços prestados.
Temperatura
Estabelecimentos que fazem aferição de temperatura deverão barrar a entrada de clientes que apresentarem temperatura corpórea acima de 37,8º C.
Multa
Pelo decreto, os estabelecimentos comerciais que não respeitarem regras poderão ser multados em R$ 5 mil.