Sessão Extra: Saud cria comissão para avaliar situação financeira da Prefeitura
17 de janeiro de 2021
Análise das finanças
O novo prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), instituiu uma comissão para analisar a situação financeira deixada pelo governo Ortiz Junior (PSDB) e propor alternativas para quitar as dívidas e equilibrar o caixa do município.
Comissão
Segundo a portaria, a comissão, que será vinculada ao Gabinete do Prefeito, será composta por representantes da Secretaria de Administração e Finanças, da Procuradoria Geral do Município e do próprio gabinete.
Problemas
Na portaria que criou a comissão, Saud apontou que “os elementos informativos atualmente disponíveis evidenciam preocupante déficit financeiro, o que vale dizer que há muitas despesas a pagar (restos a pagar) para poucas disponibilidades financeiras”.
Pagamento
Saud alegou ainda que, “diante de interesse público relevante, as ordens cronológicas de pagamento podem ser quebradas”, e que caberá à comissão “propor uma programação financeira que compatibilize o prosseguimento das ações governamentais com a solução do passivo financeiro”.
Trabalho
Os acordos de parcelamento de débitos propostos pela comissão terão que ser homologados pelo prefeito. O grupo deverá reavaliar a programação financeira rotineiramente, ao menos quinzenalmente.