Sessão Extra: Fala de Saud sobre ‘medicamentos preventivos’ gera dúvidas nas redes
20 de janeiro de 2021
Polêmica
O prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), causou polêmica nas redes sociais ao postar na segunda-feira (18) que iria “licitação para compra de medicamentos preventivos” contra o coronavírus.
Reação 1
A postagem gerou reação imediata que seguidores, que entenderam que a Prefeitura iria comprar medicamentos que não têm eficácia comprovada contra a Covid-19, como cloroquina e ivermectina.
Reação 2
‘Que medicamentos preventivos senhor prefeito? Não está acompanhando as recomendações da Anvisa? Não afunde Taubaté ainda mais no buraco”, escreveu um seguidor. “Prefeito, não temos remédios preventivos ainda! Nada aprovado pela OMS ou pela Anvisa. Não temos medicação em prevenção”, disse outra seguidora.
Reação 3
“Só não pode gastar dinheiro de impostos com remédio que não têm eficácia comprovada”, emendou outra seguidora. “Medicamentos preventivos? Já foi comprovado que isso não existe”, disse outro seguidor.
Reação 4
“Quantas vezes os especialistas, a ciência e os médicos têm que dizer que não há tratamento precoce? Sabemos que o prefeito é empresário e não quer contrariar seu eleitor, mas vai ele levar a culpa pela morte de mais gente”, escreveu mais uma seguidora.
Vitaminas
Sem entrar em detalhes, Saud respondeu alguns dos seguidores: “falo do uso de vitaminas para fortalecer o sistema imunológico”.