Sessão Extra: Contrário a divulgação de dados de viagens, Boanerge comemora redução de gastos
29 de julho de 2020
Ecos da ‘farra’?
O vereador Boanerge dos Santos (PTB), que preside a Câmara de Taubaté, recuperou uma reportagem feita pelo jornal em abril de 2019 para fazer uma postagem nas redes sociais.
Reportagem
Na época, a reportagem mostrou que os gastos da Câmara com viagens oficiais entre janeiro e março de 2019 foram 94% menores do que os registrados no primeiro trimestre de 2017.
Redução de custos
“Matéria do jornal Gazeta de Taubaté mostra o quanto foi importante o trabalho, realizado na minha gestão como presidente da Câmara, na redução de custos e economia do dinheiro público”, postou Boanerge no Facebook.
Mais ou menos…
Quando Boanerge assumiu a Câmara, em janeiro de 2019, de fato adotou medidas como reduzir o número de veículos e de motoristas, mas a reportagem publicada em abril de 2019 mostrou que, na realidade, as despesas com viagens começaram a cair após o jornal revelar o escândalo da ‘Farra das Viagens’, em julho de 2018.
Sem transparência
Após ser eleito presidente da Câmara, em dezembro de 2018, Boanerge disse em entrevista que faria uma gestão transparente. Mas, já sob seu comando, o Legislativo já protocolou uma série de recursos na Justiça em uma ação em que o jornal já obteve, em primeira e segunda instâncias, decisões favoráveis para ter acesso a relatórios das viagens oficiais realizadas de 2013 a 2016, na legislatura passada.
Cobrança
A vereadora Loreny (Cidadania) protocolou na última sexta-feira (24) uma representação no MPF (Ministério Público Federal) para apontar suposto “mau uso dos recursos públicos”, por parte do governo Ortiz Junior (PSDB), “para o combate do Covid-19”.
Denúncia
Segundo a denúncia, o site oficial da Prefeitura não informaria com clareza em que ações foram aplicados os R$ 32 milhões repassados pelo governo federal para enfrentamento da pandemia.