Durante toda a próxima semana, o Procon-SP estará disponível para atender pessoalmente os consumidores com dúvidas ou reclamações em relação às promoções da Black Friday. Essa iniciativa acontece em várias regiões, incluindo a Capital, interior e litoral, onde especialistas em defesa do consumidor irão oferecer orientações e registrar queixas relacionadas às vendas desse evento que tem ganhado grande destaque no setor varejista.
Procons municipais parceiros de pelo menos 80 cidades conduzirão ações especiais em função da Black Friday. Desses, 67 compartilharão materiais do Procon-SP e várias localidades contarão com atendimentos presenciais, como em Santos, que estará em um shopping do bairro Gonzaga, nos dias 25 e 26 (confira a lista completa abaixo).
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Na Capital, especialistas do Procon-SP e Procon Paulistano estarão na estação Brás do Metrô nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 15h, na ação “Estação Consumidor Consciente – Boas Compras de Metrô”. Também haverá atendimento na estação Tamanduateí da CPTM ao longo da semana de 24 a 28 de novembro, das 9h às 15h, em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Além disso, em Santo Amaro (Linha 5 – Lilás), Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro (Linha 4 – Amarela) e Palmeiras-Barra Funda (Linha 8 – Diamante), o atendimento ocorrerá nos dias 26, 27 e 28, das 9h às 15h, em colaboração com a Artesp, ViaMobilidade e ViaQuatro. O Procon Móvel estará também na avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon, de 24 a 28 de novembro, no mesmo horário.
Nos municípios do interior, o atendimento com o suporte dos Procons municipais será realizado nas seguintes datas e locais:
- Dia 24, das 9h às 16h, na Rua 9 de Julho (esquina com a Avenida Tancredo de Almeida Neves), em Marília;
- Dia 25, das 9h às 16h, na Av. Dr. Quinzinho, s/nº, Jardim das Paineiras, em Jaú;
- Dia 26, das 9h às 16h, na Praça do Bosque (esquina das ruas Marechal Deodoro com João Passos), em Botucatu;
- Dia 27, das 9h às 16h, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, em Jundiaí;
- Dia 28, das 9h às 16h, no Pátio dos Trilhos (Rua Barão de Jacareí, 122, Centro), em Jacareí.
O objetivo dessas ações é informar os consumidores sobre o que deve ser considerado durante este período de compras, conscientizá-los sobre seus direitos, garantir um atendimento eficiente e, assim, diminuir a ocorrência de problemas.
Atalhos para reclamações
Com muitas promoções já acontecendo, o Procon-SP criou um atalho na sua página para facilitar o registro de reclamações específicas da Black Friday, permitindo uma resposta mais eficiente a esses casos.
Pesquisa inédita
O Procon-SP também está realizando uma pesquisa sobre o comportamento dos consumidores em relação às compras, chamada “De Olho na Black Friday! O que pensam os consumidores sobre preços e promoções”. O intuito é compreender os hábitos e percepções que influenciam o consumo durante períodos de grande movimento no varejo, melhorando assim as orientações e políticas públicas de defesa ao consumidor.
Palestra virtual
Para esclarecer os direitos dos consumidores, uma palestra virtual será oferecida no dia 25, às 14h, pela equipe de educação para o consumo do Procon-SP. As inscrições podem ser feitas até 24/11 no site do Procon-SP.
Redes sociais
Os consumidores poderão acompanhar dicas e orientações nas redes sociais do Procon-SP sobre os principais pontos a serem observados, como comparação de preços, verificação da empresa e cuidados com ofertas fraudulentas, além de ações a serem tomadas em caso de problemas. Um folder com essas informações será distribuído nos postos de atendimento e compartilhado com os Procons Municipais para reforçar o esclarecimento em todo o Estado.
Ações para fornecedores
O Procon-SP também está implementando ações voltadas aos fornecedores, para assegurar que as promoções estejam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.
Cartas de recomendação foram enviadas às dez empresas que mais receberam reclamações na Black Friday de 2024, incentivando-as a adotar medidas adequadas para a preparação do evento.
As recomendações incluem fornecer informações claras sobre as ofertas durante o período promocional, realizar descontos com base no menor preço dos últimos 60 dias, divulgar amplamente as opções de pagamento, respeitar o direito de arrependimento e atender aos prazos de entrega. Medidas de identificação de tentativas de fraude também são encorajadas.
Fiscalização do varejo
Equipes de fiscalização estão monitorando sites de várias empresas para verificar os preços dos produtos mais procurados durante a Black Friday, buscando identificar ofertas enganosas.
Durante essa semana, fiscais realizarão visitas a lojas físicas na Capital e em todas as regiões do estado, para garantir que o Código de Defesa do Consumidor seja respeitado. Estabelecimentos que não cumprirem a legislação estarão sujeitos a penalidades previstas.
Cidades com atividades presenciais de orientação na semana da Black Friday:
- Araras: Dias 28 e 29, na Rua Tiradentes;
- Barretos: Dias 24 a 28, nas principais ruas comerciais;
- Bebedouro: Dia 28, nas principais ruas comerciais;
- Botucatu: Dias 24 a 26, nas principais ruas comerciais;
- Ituverava: Dia 25, na Av. Dr. Soares de Oliveira e Praça 10 de Março;
- Jundiaí: Dia 27, no Centro;
- Praia Grande: Dia 26, no centro comercial;
- Presidente Epitácio: Dias 24 a 28, nas principais ruas comerciais;
- Rio Claro: Dias 27 e 28, no Jardim Público;
- São Carlos: Dias 26 e 27, nas principais ruas comerciais;
- Votorantim: Dias 24, 26 e 28, nas principais ruas comerciais.

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