Secretaria de Saúde realiza atividades educativas sobre Outubro Rosa nas escolas da rede municipal

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté está realizando uma série de atividades educativas durante o mês de Outubro Rosa nas escolas municipais. Essas ações também estão direcionadas à população em situação de vulnerabilidade, como no Bom Prato de Taubaté.

Em 14 de outubro, a equipe visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental II da Chácara Flórida, seguida pela visita ao dia 16 à Escola Municipal de Ensino Fundamental II do Novo Horizonte (Marta Miranda Del Rei). As iniciativas são promovidas pelo setor de Educação em Saúde e Formação Humana, com ênfase no tema “Saúde Integral da Mulher e Prevenção ao HPV”.

Durante essas ações, foram realizadas rodas de conversa e dinâmicas focadas na promoção do autocuidado e na prevenção em saúde dos adolescentes. Os tópicos discutidos incluíram fisiologia humana, higiene íntima, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez na adolescência, responsabilidade pessoal e social e a importância da vacinação contra o HPV.

As turmas foram divididas em grupos de meninos e meninas, garantindo uma abordagem adequada e acolhedora para cada público. As reflexões sobre a responsabilidade individual e coletiva em relação à saúde e ao bem-estar social incentivaram os jovens a compreenderem que o crescimento envolve autoconhecimento, cuidado e escolhas conscientes.

No dia 21 de outubro, uma ação de conscientização foi realizada no Bom Prato de Taubaté, incluindo uma mesa de acolhimento e orientações ao público. Após o almoço, os participantes foram informados sobre o autoexame de mama, exames de rastreio para câncer de mama e colo de útero disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da relevância da vacinação contra o HPV.

Essas ações refletem o comprometimento da Prefeitura de Taubaté em promover a saúde integral da mulher e estimular cuidados preventivos em prol de uma vida mais saudável.

Cuidado nas UBS
Ao longo do mês, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) estarão promovendo a coleta de exames preventivos, além de incentivar atividades de orientação nas salas de espera. As unidades de Pamo (Posto de Atendimento Médico e Odontológico) e ESF (Estratégia Saúde da Família) realizarão o Dia D para facilitar esses procedimentos às mulheres.

Recomenda-se que os exames de rastreio e detecção sejam feitos nas UBS mais próximas das residências das mulheres.

A Secretaria de Saúde também recomenda que mulheres a partir de 40 anos realizem mamografias, e que a coleta de preventivo seja feita a partir dos 25 até os 64 anos, a cada 3 anos.

A detecção precoce de doenças assegura diagnósticos rápidos e tratamentos adequados, aumentando significativamente as chances de cura.

No município, a campanha também visa incentivar adolescentes entre 15 e 19 anos a se vacinarem contra o HPV. Esta é uma iniciativa fundamental, já que a cobertura vacinal para esse grupo está aquém do ideal, e o Ministério da Saúde recomenda intensificar a busca ativa por essas jovens.