Os serviços prestados incluem o desassoreamento de córregos, a manutenção de galerias e obras emergenciais ao longo do ano.
A Secretaria de Obras da Prefeitura de Taubaté implementou, ao longo deste ano, diversas ações estruturantes que incluíram serviços emergenciais, preventivos e de manutenção, abrangendo várias regiões da cidade.
O setor de galerias realizou importantes trabalhos de desassoreamento, especialmente no piscinão do bairro Três Marias e em córregos dentro do Cavex (Comando de Aviação do Exército). Além disso, foram tratados trechos dos córregos nos bairros Chácara Silvestre, Campos Elíseos, Itaim e na cabeceira do córrego próximo ao túnel João Dias, na região do Estoril.
Atualmente, a limpeza e desassoreamento estão em andamento no córrego ao longo da avenida Dom Pedro I, na Chácara Silvestre. Essas intervenções visam preparar a implantação de uma bacia de retenção, que aumentará a capacidade de armazenamento de água e melhorará o sistema de drenagem da região.
Todas essas iniciativas têm como objetivo reduzir o acúmulo de sedimentos e resíduos sólidos, otimizar o escoamento das águas pluviais e, assim, diminuição do risco de alagamentos nas áreas atendidas.
Outro ponto importante foi a manutenção das galerias de águas pluviais. No segundo semestre, foram realizados mais de 160 serviços, que incluíram a substituição de redes, restauração de caixas de passagem, manutenção de bocas de lobo e reparos nas vias.
Entre as obras emergenciais, destacam-se duas intervenções que exigiram uma resposta rápida na Prefeitura, nas avenidas Antônio Philadelpho Pinto, no bairro Estiva, e Santina Alvissus Fernandes, no Jardim Mourisco. Nesses locais, foram feitas a recomposição das galerias de águas pluviais danificadas, com a instalação de tubos de concreto, aterro, compactação do solo e reconstrução de guias e sarjetas, contando com o suporte das equipes da Usina de Asfalto.
Além das intervenções físicas, o setor de galerias de águas pluviais fez avanços significativos na metodologia de trabalho, incluindo a implementação de um protocolo técnico de vistoria integrada, mapeamento georreferenciado da malha de drenagem e a padronização de relatórios técnicos de erosão, ações que fortalecem o planejamento e a eficácia das iniciativas futuras.

Leave a Comment