Secretaria da Fazenda e Planejamento se junta ao programa São Paulo São Libras nos centros de atendimento fiscal.

Na terça-feira (23), a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) apresentou o projeto Sefaz +Acessível, reforçando seu compromisso com inclusão e acessibilidade no atendimento aos cidadãos paulistas.

Durante o evento realizado na sede da Sefaz na capital, o subsecretário da Receita Estadual, Marcelo Bergamasco, e o secretário executivo dos Direitos da Pessoa com Deficiência, João Manoel Scudeler de Barros, lançaram o projeto com o apoio do programa São Paulo São Libras. Este programa possibilita que intérpretes de Libras sejam acionados via videochamada, facilitando a comunicação em tempo real entre cidadãos surdos e atendentes da Sefaz-SP.

“Queremos parabenizar todas as equipes envolvidas, diretas e indiretas, neste projeto e a equipe de atendimento, que representa as 50 unidades da Fazenda em todo o Estado, com o objetivo de oferecer um serviço acessível, respeitoso e digno ao cidadão”, destacou Marcelo Bergamasco, em representação ao secretário Samuel Kinoshita.

“Se uma única pessoa consegue ser atendida na Secretaria de forma independente através do São Paulo São Libras, já estamos promovendo a inclusão. A implementação deste projeto na Sefaz já terá valido a pena”, afirmou João Manuel durante a cerimônia.

O projeto Sefaz +Acessível visa garantir pleno acesso aos serviços da Secretaria, com uma atenção especial à população surda. Trata-se de uma ação concreta de modernização e inclusão, que inclui adaptações tecnológicas nos ambientes físicos e digitais da Sefaz e capacitação dos servidores para um atendimento acessível.

São Paulo São Libras

O programa São Paulo São Libras está disponível em diversos órgãos por todo o Estado, incluindo a Defensoria Pública, Poupatempos, Delegacias de Polícia, CICs, Justiça Federal de 1º Grau em SP, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Incor, Hospital das Clínicas e o Tribunal Regional Eleitoral, além de poder ser acessado pela população através do aplicativo do Poupatempo.