Segundo a Secretaria de Saúde (SES-SP), de 2024 até esta segunda-feira (10), o Estado de São Paulo registrou mais de 3 milhões de casos de dengue, resultando em 3.315 mortes. Para alertar a população sobre o risco de transmissão, o Governo deu início à Semana de Mobilização de Arboviroses em todos os 645 municípios do estado.
As ações, que ocorrem até 14 de novembro, incluem atividades educativas e comunitárias, bem como medidas de controle do vetor, visando a prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.
As orientações para as equipes de saúde envolvem a remoção de criadouros, mutirões de limpeza, visitas domiciliares, palestras em escolas e unidades de saúde, além da distribuição de materiais informativos.
Os dados sobre dengue são atualizados diariamente e podem ser acompanhados no Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES) da SES-SP através do site: https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/dengue.
Sintomas Comuns da Dengue:
- Febre Alta;
- Dor atrás dos olhos;
- Dores pelo corpo, nos músculos e articulações;
- Manchas vermelhas na pele acompanhadas de coceira;
- Náuseas.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP destaca a importância da vacinação contra HPV, sarampo e febre amarela.
Vacinação
O Instituto Butantan está desenvolvendo a Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo, posicionando São Paulo e o Brasil na liderança dessa inovação. O imunizante, eficaz contra os quatro sorotipos de dengue, teve seus resultados de segurança e eficácia publicados no New England Journal of Medicine, demonstrando uma eficácia geral de 79,6% para a prevenção de casos de dengue sintomática ao longo de dois anos. Resultados da fase 3 do estudo clínico, divulgados na The Lancet Infectious Diseases, mostraram uma proteção adicional de 89% contra casos graves de dengue. Atualmente, o Butantan aguarda autorização da Anvisa para o uso da vacina.
Simpósio Vigilância em Saúde em Movimento (VIMSP)
De 1º a 5 de dezembro, São Paulo será o palco do Simpósio Vigilância em Saúde em Movimento (VIMSP), organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A conferência reunirá centenas de profissionais, pesquisadores, acadêmicos e gestores da área de vigilância em saúde.
Representantes de 170 municípios paulistas e de estados como Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe estarão presentes, tornando o VIMSP um importante fórum nacional sobre o tema. O objetivo é promover a troca de experiências e fortalecer políticas públicas voltadas para a promoção da saúde e prevenção de riscos sanitários.
LEIA TAMBÉM: Especialista da USP discute como a relação entre tutores e cães pode influenciar comportamentos.
Tire suas Dúvidas!
O Governo de SP lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas”, que reúne as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, Zika e chikungunya. Essa ferramenta combate as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso pode ser feito pelo link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.

Leave a Comment