Saud diz que quer construir ponte estaiada no trecho do viaduto do Belém
6 de janeiro de 2021
O novo prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), quer construir uma ponte estaiada sobre a Via Dutra no trecho onde hoje existe o viaduto do Belém, que liga a região central do município à parte alta da cidade e à Rodovia Oswaldo Cruz.
“É um projeto audacioso, acho que Taubaté merece isso”, afirmou o emedebista em entrevista à TV Vanguarda.
“Nós temos hoje um viaduto lá que faz um sentido só. Nós precisamos de outro no sentido inverso. Quem vai fazer o retorno ali tem que entrar antes do viaduto, entra do lado da Oswaldo Cruz, desce o viaduto inteiro, pega enchente lá embaixo [no túnel da Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa], porque lá também enche de água, sobe de novo. Você imagina aquelas carretas, que sobem e descem, ter que fazer aquele retorno. É inviável, eu como engenheiro não consigo entender isso”, prosseguiu o novo prefeito.
Saud não citou o valor estimado da obra, mas disse que pretende buscar aportes do governo federal. “É da minha intenção deixar isso para quatro anos, e daí vamos atrás de recursos e projetos para fazer aí sim uma estaiada fazendo a volta inteira lá, entrando ali perto do cemitério [do Belém], fazendo a volta e caindo do outro lado, no posto de gasolina. E outro braço saindo da Oswaldo Cruz e vindo para cá [região central]”.
MUDANÇAS.
O viaduto do Belém também foi objeto de promessas do prefeito anterior, Ortiz Junior (PSDB), que governou a cidade de 2013 a 2020.
Na eleição de 2012, o tucano prometeu duplicar o viaduto, mas isso não ocorreu. Em 2016, a gestão Ortiz fez uma série de alterações viárias na região, que permanecem até hoje.
Na época, foi retirada uma rotatória em frente ao posto de combustível na Avenida dos Bandeirantes, que deu lugar a semáforos. Já o viaduto do Belém e o túnel do Campos Elíseos, que eram de mão dupla, passaram a formar um binário: o viaduto passou a operar apenas sentido centro/bairro, e o túnel no sentido bairro/centro.