São Paulo realiza Dia D da Multivacinação neste sábado (18)

No próximo sábado (18), o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), realizará o Dia D de multivacinação. **As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas em todo o estado, das 8h às 17h.** O objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal e prevenir doenças que podem ser evitadas por vacinações, com foco especial em crianças e adolescentes de até 15 anos.

“Essa ação é crucial, pois facilita o acesso à vacinação e incentiva a população a manter a caderneta vacinal em dia, ajudando a reduzir a transmissão de doenças. O Dia D oferece uma excelente oportunidade para que pais e responsáveis atualizem as vacinas de seus filhos”, destaca Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da SES-SP.

A campanha de multivacinação, **iniciada em 6 de outubro, seguirá até 31 de outubro**, oferecendo todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo: BCG, hepatite B, penta, poliomielite inativada, rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica C (conjugada) / meningocócica ACWY (conjugada), influenza, Covid-19, febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, DTP, hepatite A e HPV.

Entre as prioridades da campanha, estão o resgate de pessoas não vacinadas contra HPV, febre amarela e sarampo.

LEIA TAMBÉM: Entenda como funcionam as campanhas de vacinação infantil em São Paulo

Aumento na cobertura vacinal do calendário básico

Em 2024, com o apoio do IGM SUS Paulista, três vacinas superaram as metas de cobertura em comparação a 2022. A vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, teve uma cobertura que subiu de 82,2% para 94,8%. Para a vacina contra rotavírus, a cobertura foi de 77,2% para 91,1%. Por sua vez, a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, aumentou de 78,4% para 99,2%.

Vacina 100 Dúvidas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lançou o portal “Vacina 100 Dúvidas”, que reúne as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação na internet. Este recurso esclarece tópicos como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças evitáveis e os riscos associados à falta de imunização. Acesse o portal aqui.