A região de Ribeirão Preto agora conta com oito municípios integrados ao programa Muralha Paulista. Iniciativa do Governo de São Paulo, o programa conecta sistemas de monitoramento públicos e privados para uma resposta mais ágil e eficaz às ocorrências.
“O Muralha Paulista é uma estratégia pública que visa controlar a mobilidade criminosa. Ele interliga os sistemas já disponíveis e devolve informações, o que aumenta as chances de prender criminosos e recuperar veículos”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante sua participação no SP em 3, 2, 1, da Agência SP.
Municípios de Ribeirão Preto no Muralha Paulista
- Batatais
- Bebedouro
- Cajuru
- Itápolis
- Olímpia
- Rifaina
- Serrana
- Monte Azul Paulista
O sistema já integra mais de 38 mil câmeras que realizam leituras automáticas de placas de veículos e reconhecimento facial. Os dados são cruzados com as informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e disparam alertas em tempo real se um veículo roubado, furtado ou um procurado pela Justiça for reconhecido.
Como participar do Muralha Paulista
Tanto municípios, quanto empresas e cidadãos podem contribuir. O cadastro é gratuito e deve ser feito no portal da SSP ou no site específico do Muralha Paulista. Basta acessar o site oficial, clicar em “Muralha Paulista” e preencher o formulário.
Pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ) que possuam câmeras voltadas para a via pública podem se inscrever, contribuindo assim com o sistema que auxilia na investigação criminal.
“Qualquer cidadão ou empresa com câmeras voltadas para a rua pode se inscrever. Essas câmeras se integrarão a um amplo sistema tecnológico, apoiando a polícia em investigações e ações de segurança”, enfatizou Derrite.
Proteção de dados assegurada
Desde sua criação, o Muralha Paulista respeita a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O programa foi acompanhado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e recebeu mais de 60 pareceres da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
“Aqueles que desejam colaborar podem ficar tranquilos. Desde que a câmera esteja voltada para a rua, tudo está seguro sob a política pública e em conformidade com a LGPD”, reforçou o secretário.
Expansão para todos os municípios
O programa será estendido a todos os 645 municípios do estado de São Paulo, incluindo aqueles sem câmeras instaladas. O Governo do Estado irá abrir uma licitação para locação de equipamentos, garantindo uma cobertura abrangente.
“Vamos dificultar cada vez mais a ação criminosa. A partir do próximo ano, teremos um cerco eficaz contra aqueles que desejam transitar pelo Estado de São Paulo. Contribuirá para a segurança pública, permitindo que as forças policiais tenham acesso a essas imagens”, afirmou o secretário.
Cadastre-se no programa Muralha Paulista em www.muralhapaulista.sp.gov.br

Leave a Comment