Residentes protestam contra a remoção de árvores no centro de Taubaté

Os moradores de Taubaté se reunirão neste sábado para protestar contra o corte de árvores na Praça Monsenhor Silva Barros (Praça da Eletro), centro da cidade, onde será inaugurada uma unidade da loja Havan.

O protesto está agendado para às 14h e visa contestar a supressão e poda de árvores saudáveis na área, justificadas pela construção da loja. A escolha da data coincide com o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e dos animais.

Segundo os organizadores, a mobilização se baseia na norma ABNT NBR 16246:3, que define critérios técnicos para a avaliação de risco em árvores urbanas.

Uma análise independente indicou que não há risco iminente de queda que justifique a remoção das árvores, e os relatórios apresentados pela Prefeitura foram considerados “incompletos e tecnicamente falhos”, sem seguir a metodologia TRAQ (Tree Risk Assessment Qualification), que é um padrão internacional para avaliação de risco em árvores, conforme afirmado pela organização do evento.

Outro ponto preocupante é que os profissionais envolvidos na intervenção não possuem certificação internacional de arborista, que é exigida segundo as diretrizes da ISA (International Society of Arboriculture). Além disso, houve falta de comunicação formal com a população e transparência no processo decisório.