Recuperação de três viadutos terá primeiro passo em Taubaté
3 de janeiro de 2020
O governo Ortiz Junior (PSDB) abriu uma licitação para definir a empresa que ficará responsável por elaborar projetos executivos para a manutenção preventiva de três viadutos de Taubaté que passam sobre a linha férrea. As propostas serão apresentadas até o próximo dia 14. O valor máximo do contrato será de R$ 244 mil.
A empresa vencedora terá 90 dias para executar o serviço. Uma das etapas consiste na vistoria dos três viadutos – da Charles Schneider, da Jacques Félix e da José Vicente de Barros, todos na região central. Essa atividade irá identificar problemas como infiltração, deterioração do concreto, trincas, fissuras, armaduras expostas e guarda-corpos danificado.
A outra etapa consiste na apresentação de um projeto de recuperação dos viadutos, com relação das anomalias a serem corrigidas e previsão de custo da manutenção. É a partir desses projetos executivos que posteriormente será aberta outra licitação, dessa vez para a recuperação das estruturas.
A preocupação com a situação dos viadutos da cidade surgiu em novembro de 2018, quando um viaduto na marginal Pinheiros cedeu na capital. Na época, vereadores de Taubaté cobraram o governo Ortiz sobre a falta de vistorias nas estruturas. Em 2019, um especialista contratado pela gestão tucana analisou sete viadutos – além dos três já citados, o da Rodovia Amador Bueno da Veiga (Gurilândia), da Rua Quatro de Março, da Avenida Itália e da Avenida Francisco Alves Monteiro – e concluiu que, embora apresentem necessidade de reparos, eles não correm risco de cair.