Promessômetro: Saúde tem 75% de ‘amarelo’ e 25% ‘vermelho’
9 de julho de 2017
Governo Ortiz avança em questões como novas UBS Mais, ampliação do Qualist e outra UPA; no entanto, não obtém avanços significativo na promessa de assumir o HU em parceria com o Estado
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Das oito promessas na área de Saúde feitas por Ortiz Junior (PSDB) na campanha eleitoral de 2016, seis tiveram andamento no primeiro semestre do segundo mandato e outras duas estão ou na estaca zero ou em estágio embrionário.
O levantamento foi feito pela Gazeta de Taubaté e pode ser conferido no ‘Promessômetro’ – clique aqui para acompanhar.
SINAL AMARELO/ Em relação à promessa de construir mais uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na parte alta da cidade, já foi feita a solicitação ao Ministério da Saúde.
Sobre a construção de mais duas UBS Mais, foi aberta a licitação para a obra da unidade do Cecap, que vai custar até R$ 3 milhões. Já a do São Gonçalo ainda aguarda o início do processo licitatório, que está em fase de preparação e depende de “disponibilidade orçamentária”, segundo a prefeitura.
No caso do compromisso de criar o Centro da Mulher, a informação é de que as obras terão início em breve e que a unidade seja concluída até o fim desse ano.
Sobre a promessa de implantar sistema de notificação de consultas e exames via whatsapp ou SMS, a prefeitura informou que está em “fase final de formalização do contrato” para que o serviço seja executado via SMS.
Com relação ao compromisso de comprar quatro unidades móveis odontológicas, o governo Ortiz alegou que a aquisição de dois dos veículos está em processo de licitação.
Sobre a promessa de ampliar o atendimento do Qualist, passando o número de equipes de seis para nove, a proposta é qualificar o serviço junto ao Ministério da Saúde, aderindo ao programa Melhor em Casa. O município diz já ter tratativas adiantadas com o governo federal. Isso possibilitaria a criação de mais quatro equipes, sendo três multiprofissionais de atenção domiciliar e uma de apoio.
SINAL VERMELHO/ Não houve avanço significativo em relação ao compromisso de assumir o HU (Hospital Universitário) em parceria com o Estado para garantir mais leitos e mais cirurgias para Taubaté. Por enquanto, a única ação prevista é a transferência de parte do PSM (Pronto Socorro Municipal) para o hospital, o que não contempla a promessa feita na campanha de 2016.
Também não houve grande evolução em relação à promessa de implantar o site da Secretaria da Saúde, com informações ao munícipe. Por enquanto, a prefeitura informou que avalia os custos da medida.