Governo Ortiz não conseguiu avançar em promessas como construção de mais mil moradias, reforma de duas mil casas e regularização de quatro mil residências
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Das três promessas na área de Habitação feitas por Ortiz Junior (PSDB) na campanha eleitoral de 2016, todas continuam na estaca zero ou em estágio embrionário.
O levantamento foi feito pela Gazeta de Taubaté e pode ser conferido no ‘Promessômetro’ – clique aqui para acompanhar.
SINAL VERMELHO/Uma das promessas em que não houve avanço foi a de viabilizar a construção de mais mil moradias. Não foram apresentados novos projetos. Está em construção na cidade, desde o primeiro mandato, um conjunto com 832 apartamentos, no Barranco. A obra é feita por meio do Minha Casa, Minha Vida. Além disso, o governo Ortiz afirma, desde 2013, que tem um projeto pré-aprovado para erguer 640 casas no Quinta das Frutas. Em fevereiro de 2017, o jornal mostrou que o Ministério das Cidades desmentiu essa informação.
Não houve avanço significativo também na promessa de reformar mais 2 mil moradias. Na eleição de 2012, o compromisso firmado foi de reformar 8 mil casas entre 2013 e 2016, mas menos de 2 mil foram atendidas. Esse ano, não houve nenhum novo projeto nesse sentido.
Também não houve grande evolução na promessa de regularizar 4 mil imóveis e acabar com lotes e condomínios irregulares. Além disso, a meta foi reduzida para 3 mil moradias. A prefeitura alegou que mudanças na legislação influenciaram no andamento dos trabalhos.