Promessa de Ortiz, nova UPA para a parte alta ficará no papel
20 de março de 2020
Promessa do prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), na eleição de 2016, a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na parte alta da cidade não sairá do papel.
Passados mais de três anos de mandato, o Ministério da Saúde informou à reportagem que não recebeu nenhuma solicitação do município para a implantação de uma nova unidade. Questionado pelo jornal, o governo tucano não comentou o não cumprimento da promessa.
Essa não é a primeira promessa relacionada a UPAs que Ortiz deixa de cumprir. Na eleição de 2012, o tucano prometeu construir quatro dessas unidades na cidade, mas implantou apenas duas. A UPA do San Marino foi inaugurada em dezembro de 2015, com 21 meses de atraso, e levou ao fechamento do PA (Pronto Atendimento) do Gurilândia. Já a UPA do Santa Helena foi inaugurada em dezembro de 2016, com 18 meses de atraso.
Na eleição de 2016, para alegar ter cumprido a promessa de 2012, Ortiz alterou o nome das três mais antigas unidades de urgência e emergência do município – o PSM (Pronto Socorro Municipal) passou a ser chamado de UPA Central; o PSI (Pronto Socorro Infantil) virou UPA Infantil; e o PA do Cecap recebeu o nome de UPA do Cecap. Essa manobra não é reconhecida pelo Ministério da Saúde. Ou seja, o governo federal não auxilia no custeio mensal dessas três unidades que tiveram o nome alterado.