Promessa de campanha de Ortiz, implantação do GED fica no papel
22 de julho de 2020
Promessa de campanha do prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), na eleição de 2016, a implantação do GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) ficará no papel.
O sistema, que proporciona a tramitação digital de documentos, permite economia de custos, celeridade e transparência de atos administrativos, já que a consulta a aberta a todos os munícipes.
No fim do primeiro semestre de 2017, a gestão tucana chegou a anunciar a criação de um grupo de trabalho para fazer a análise técnica desse projeto, e informou que buscava, junto aos governos estadual e federal, linhas de crédito para essa iniciativa.
Agora, restando pouco mais de cinco meses para o fim do governo Ortiz, a gestão tucana admite que o GED não será implantado.
POR PARTES.
Após questionamento da reportagem, o governo Ortiz alegou que “em razão do alto custo de implantação [do sistema do GED] em todas as áreas da administração municipal, decidiu-se pelo desenvolvimento em etapas, nas áreas mais sensíveis e prioritárias, em razão dos gargalos na prestação de serviços ao cidadão, bem como na relação com o servidor público”.
Segundo a gestão tucana, após investimento de R$ 7 milhões, “há hoje o funcionamento de sistema de processo eletrônico no trâmite de expedientes da Secretaria de Planejamento, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Obras (aprovação e análises de projetos)”.
O governo Ortiz alegou ainda que está “na fase final de implantação de todo cadastro mobiliário eletrônico, após aerofotogrametria e georreferenciamento de toda área urbana do município, substituindo os mapas e plantas do final da década de 1970 por documentos eletrônicos atuais, à disposição para consulta do cidadão”.
Entre outras medidas implementadas estão “o Holerite e Ficha Funcional online ao servidor” e o ARE (Alvará Rápido Eletrônico), adotado desde março pela Secretaria de Planejamento para projetos de casas e comércio até 200 m², “eliminando os morosos processos físicos e acelerando a prestação de serviços ao cidadão”.