Programa de intercâmbio do Governo de SP adiciona Irlanda como uma das opções de destino.

No primeiro semestre de 2026, 500 estudantes da rede pública de São Paulo terão a oportunidade de participar da nova edição do programa de intercâmbio gratuito Prontos Pro Mundo, do Governo do Estado. Esta é a primeira vez que a Irlanda será um dos destinos, unindo-se a opções como Canadá, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia, todos países de língua inglesa.

“Agora nossos alunos poderão também viajar para a Irlanda, um incrível país do Reino Unido. São cinco opções para que os estudantes possam praticar o inglês e experimentar a vida em outro país”, afirmou Vinícius Neiva, secretário executivo de Educação de São Paulo, durante o programa SP em 3, 2, 1, da Agência SP.

Anualmente, o Governo de São Paulo envia mil alunos da rede estadual para passar três meses em países de língua inglesa por meio deste programa. Nesta terça-feira (9), a Secretaria de Educação anunciou a lista dos 500 alunos selecionados para a primeira turma do Prontos Pro Mundo de 2026.

Bruna de Souza Silva, aluna da Escola Estadual Professor Benedito Lázaro de Campos em Itu, está entre os escolhidos para embarcar para a Irlanda no próximo ano, fazendo parte do primeiro grupo a viajar para esse país europeu.

“Nunca viajei de avião e sempre sonhei em conhecer outro país. O Prontos Pro Mundo torna isso possível. Serei a primeira da minha família a viajar para fora do Brasil. É uma conquista extraordinária para todos nós”, compartilha Bruna, destacando o apoio incondicional que recebe dos seus pais e avós materna e paterna.

Como participar do Prontos Pro Mundo?

A seleção para o programa começa no 9º ano do Ensino Fundamental, com a realização da prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A partir daí, alguns alunos são escolhidos para participar de um curso de inglês na 1ª série do Ensino Médio.

A próxima prova do Saresp ocorrerá em novembro deste ano, selecionando estudantes para o intercâmbio de 2026. Após o curso, os alunos realizarão uma prova de proficiência em inglês. Com base no desempenho, frequência e notas, o Prontos Pro Mundo selecionará mil estudantes, divididos em duas turmas de 500.

LEIA TAMBÉM: Alunos da rede municipal poderão se inscrever para o Prontos Pro Mundo

O que é o Prontos Pro Mundo?

Segundo Neiva, “O Prontos Pro Mundo é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que oferece aos jovens da rede pública a chance de viver e estudar em países de língua inglesa.”

O programa é totalmente gratuito, cobrindo todas as despesas e organização por parte da Secretaria da Educação. Isso inclui documentos pessoais (passaporte e visto), hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas. Além disso, durante a estadia, os alunos recebem uma bolsa-auxílio para cobrir despesas pessoais.

“Os alunos retornam completamente transformados. Eles voltam mais maduros, muitos falando inglês fluentemente, e trazem consigo experiências enriquecedoras para compartilhar com os colegas”, comenta Neiva. Confira aqui algumas histórias de alunos que já participaram do Prontos Pro Mundo em edições anteriores.