O Programa de Desenvolvimento Paralímpico está alcançando novos patamares, registrando o maior número de capacitações desde seu lançamento em fevereiro de 2021. Essa iniciativa é uma parceria entre as secretarias estaduais de Esportes e de Direitos da Pessoa com Deficiência.
Na 33ª etapa realizada em Suzano, o programa já qualificou 4.082 profissionais de Educação Física, aproximando-se do recorde de 4.211 alcançado em 2024 durante quatro edições do curso.
LEIA TAMBÉM: SP inaugura exposição para celebrar 30 anos de conquistas do Comitê Paralímpico Brasileiro
Com mais três etapas programadas até o final de 2025 – em Ilha Comprida, Assis e Cubatão – e uma média de 100 capacitações por evento, é quase certo que o programa estabeleça um novo recorde.
“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico é essencial para a formação técnica no paradesporto. Esses profissionais serão responsáveis por moldar os talentos de hoje e do amanhã”, afirma a secretária de Esportes do Estado de SP, coronel Helena Reis.
Além do recorde de capacitações, a fase em Ilha Comprida pode ultrapassar o maior número de inscritos por temporada, que é de 4.655 em 2024; atualmente, já foram 4.523 inscritos este ano.
O currículo de 2025 do Programa de Desenvolvimento Paralímpico abrange oito modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, goalball, natação, halterofilismo, futebol de cegos, vôlei adaptado e tênis de mesa. Para mais informações, acesse paralimpico.com.br.

Leave a Comment