Principais obras do pacote do CAF terão o início adiado
23 de dezembro de 2017
Antes prometidos para terem início até janeiro, a duplicação da Estrada do Barreiro e o prolongamento da Estrada do Pinhão devem demorar mais para sair do papel; são as maiores obras do pacote do empréstimo
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
As duas principais obras a serem custeadas com o empréstimo de US$ 60 milhões (pela cotação atual, R$ 200 milhões) do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) não terão início em janeiro, como havia anunciado o prefeito Ortiz Junior (PSDB) no mês passado.
A duplicação da Estrada do Barreiro só deve ter a ordem de serviço assinada em março. A obra consistirá na construção de uma nova via, de 1,5 km de extensão, paralela à atual. As duas funcionarão como um binário – uma em cada sentido.
No caso do prolongamento da Estrada do Pinhão, o cronograma deve atrasar ainda mais. Segundo a gestão tucana, o projeto executivo da obra ainda não foi realizado.
Questionado pela reportagem, o governo Ortiz não soube informar uma previsão para o início das duas obras.
“A prioridade para esta primeira etapa do programa é a requalificação asfáltica e a construção de bacias de contenção de enchentes”, afirmou a prefeitura.
ANÚNCIO/ O contrato de empréstimo foi assinado em 1º de dezembro. Antes, no dia 17 de novembro, o governo Ortiz fez um evento oficial para anunciar o pacote de obras, batizado de Acelera Taubaté.
Na ocasião, o tucano listou um pacote de obras, consideradas prioritárias, que teria início até janeiro.
Esse pacote incluía a duplicação da Estrada do Barreiro, o prolongamento da Estrada do Pinhão, as obras antienchentes e de recapeamento viário.
Agora, a informação mudou. Em janeiro devem ter início apenas as duas últimas. O primeiro lote de obras contempla a recuperação da malha viária de 331 vias, totalizando 141,5 quilômetros de extensão. O serviço inclui reconstrução de pavimento, construção de sarjetões de 12 metros, demolição de concreto e pavimentação de passeios, reconstrução de guias, implantação de ciclovia, pintura de sinalização horizontal de trânsito, fresagem e recapeamento, além do plantio de grama e árvores.
O outro é o das obras antienchentes, com bacias de contenção de inundações nos bairros Santa Tereza, Santa Catarina, Parque Três Marias, Campos Elísios, Chácara Silvestre e Gurilandia.