Programa entrega a domicílio medicamento para pacientes atendidos pelo Qualist e por equipes do ESF
Redação / Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Promessa de campanha do prefeito Ortiz Junior (PSDB), o programa ‘Remédio em Casa’ começou a funcionar na rede pública.
Agora, pacientes atendidos pelo Qualist e pelas equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família) receberão seus medicamentos em domicílio, sem a necessidade de ir às unidades de saúde.
Em nota, a prefeitura reafirmou a importância de manter os cadastros atualizados, com endereço e contatos. “Essa ação visa conforto, garantia de acesso aos medicamentos, mas principalmente, a não descontinuidade do seu tratamento, evitando assim riscos de complicações pela falta do uso dos mesmos de forma contínua”, informou.
O governo Ortiz afirma que o próximo passo do programa é atender todos os pacientes da rede municipal que são hipertensos e /ou diabéticos, a partir dos 60 anos, mesmo que não sejam atendidos pelo Qualist ou pelas equipes do Estratégia de Saúde da Família.
Medicamentos /De acordo com a prefeitura, houve um longo planejamento de readequação da listagem de medicamentos do Cemume (estoque da Farmácia Popular) e de organização e reforma do almoxarifado. Depois, segundo o Executivo, comprou os remédios em escala para manter a regularidade no funcionamento no sistema — de acordo com a administração municipal, foram adotadas estratégias como a padronização dos medicamentos por meio da Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais), a criação da Coaf (Comissão de Assistência Farmacêutica) e regularização da licitação para a compra continua dos remédios.
Promessas / Com o cumprimento parcial da proposta do Remédio em Casa, agora o prefeito Ortiz Junior tem quatro de suas dez promessas eleitorais para a Saúde no ‘sinal amarelo’. A Gazeta de Taubaté mantém em seu site um portal com todas as promessas de campanha do chefe do Executivo, bem como sua atual situação.
Até agora, das dez propostas para a saúde, quatro estão em andamento e as outras seis ainda estão na estaca zero. Na avaliação da Gazeta, a promessa do Remédio em Casa será considerada cumprida quando os demais pacientes da rede forem beneficiados.