Prefeitura chegou a anunciar que troca pelos micro-ônibus seria finalizada até maio, mas prazo sequer começou a contar
Redação / Gazeta de Taubaté
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Prevista para ser finalizada até meados de maio, a troca das vans do Tctau (Transporte Complementar de Taubaté) por micro-ônibus foi adiada pelo governo Ortiz Junior (PSDB).
O motivo: embora o resultado da licitação dos 53 novos permissionários tenha sido homologado em janeiro, até agora os contratos com a prefeitura sequer foram assinados.
No dia 19 de fevereiro, quando o Tctau passou a operar apenas com os novos permissionários, a gestão tucana chegou a anunciar que a concessionária teria 90 dias para adaptar todos os veículos – os carros terão que ter duas portas (uma para embarque e outra para o desembarque), com catraca, bilhetagem eletrônica, GPS e elevador para pessoas com deficiência.
Esse prazo, no entanto, só passará a contar a partir da assinatura dos contratos, o que está previsto para ocorrer somente no segundo semestre.
Segundo o governo Ortiz, a assinatura dos contratos atrasou “pois foi necessário concluir o projeto básico e o termo de acordo operacional, desenvolvido em conjunto a concessionária, para cumprir Termo de Ajuste de Conduta firmado junto ao Ministério Público”.
INTEGRAÇÃO/ Apesar do atraso, a prefeitura alegou que “todos os permissionários já passaram por treinamentos e, provisoriamente, os GPS foram instalados nos veículos atuais para que possam ser monitorados pela Secretaria de Mobilidade Urbana, já que estão operando com ordem de serviço, itinerários e horários a serem cumpridos”.
A prefeitura afirmou ainda que, “também provisoriamente, até que os novos veículos sejam adquiridos, os validadores estão sendo instalados nos veículos atuais”, e que isso “vai possibilitar a integração entre o sistema complementar e convencional ainda no início do segundo semestre”.
Após a integração, a ABC Transportes ficará responsável por 18 linhas e o Tctau irá operar em outras quatro.