Após o jornal noticiar que a fila de espera por uma vaga nas creches municipais de Taubaté voltou a superar a marca de 1.000 crianças em julho, atingindo o maior patamar desde novembro de 2018, a Câmara aprovou um requerimento da oposição que cobra informações do governo Ortiz Junior (PSDB) sobre o tema.
O texto, de autoria da vereadora Loreny (Cidadania), questiona o número de vagas disponibilizadas atualmente e quantos alunos são de período parcial e quantos de integral (esse detalhamento foi solicitado escola a escola).
O requerimento questiona também qual a estratégia do governo Ortiz para zerar o déficit de vagas (isso foi promessa nas eleições de 2012 e 2016), qual a previsão de entrega da creche do bairro Bardan e ainda quando deve ter início a construção da unidade do Vila Rica.
Assim que receber o requerimento, a gestão tucana terá 15 dias para encaminhar a resposta à Câmara. No mês passado, a prefeitura informou que a creche do Bardan, que deveria ter ficado pronta em novembro passado, deve ser entregue em dezembro de 2019, e que a unidade do Vila Rica está em estudo.