PM aumenta a presença policial no centro de SP durante a temporada de compras.

Para garantir a segurança durante a movimentação de compras de fim de ano, a Polícia Militar intensificou o policiamento nos principais centros comerciais da capital, incluindo Brás, Bom Retiro e a área da Rua 25 de Março.

Na região da 25 de Março, aproximadamente 250 policiais estão atuando diariamente, utilizando diferentes modos de policiamento, como viaturas, motocicletas, bicicletas e patrulhamento a pé. As operações contam com o suporte das equipes de Atividade Delegada, Policiamento de Trânsito e Policiamento de Choque, focando na segurança de pedestres, trabalhadores e consumidores.

Essas ações são parte da Operação Compras, que visa fortalecer a prevenção e criar um ambiente seguro para comerciantes e consumidores durante todo o mês. A operação também combate o comércio irregular e a cobrança indevida por flanelinhas.

LEIA TAMBÉM: 9 dicas de segurança ao usar os Transportes Metropolitanos de SP para as compras de fim de ano

O aumento do policiamento foi iniciado em outubro, para lidar com o movimento dos feriados, desde o Dia das Crianças até a Black Friday, e continuará até o final de dezembro, após as festividades.

“As operações têm mostrado resultados positivos. Com o apoio das equipes e o reforço no policiamento, notamos uma diminuição na sensação de insegurança entre comerciantes e compradores, além de uma redução nos crimes, especialmente os roubos”, afirma o Capitão PM Wesley Evandro Ribeiro, do 7º Batalhão de Polícia Militar responsável pela área.

Esse reforço operacional complementa o trabalho contínuo realizado ao longo do ano, que tem contribuído para a redução de indicadores criminais. Os roubos, por exemplo, tiveram uma redução de 19,6% nos primeiros dez meses do ano em comparação ao mesmo período de 2024. Em outubro, essa queda foi ainda mais significativa, de 31,2% em relação ao ano anterior.

“Apesar da redução nos índices, é crucial manter atenção aos pertences pessoais”, alerta o capitão. Recomenda-se que mochilas sejam mantidas à frente do corpo e que se evite andar com o celular à mão ou em locais vulneráveis, como os bolsos de trás, para prevenir furtos. Cuidado extra deve ser tomado ao acompanhar crianças, especialmente em locais lotados, para evitar desaparecimentos. “A prevenção também é uma maneira de garantir a segurança”, complementa.