Paradesporto: Taubaté ganha dez medalhas no Campeonato Brasileiro de Jovens

Os paratletas das categorias de base do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, encerraram sua participação no Campeonato Brasileiro de Jovens de Paratletismo com resultados impressionantes: 10 medalhas e um novo Recorde Brasileiro. O evento aconteceu de 14 a 16 de outubro, na pista do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, reunindo atletas de todo o país, divididos nas categorias Sub 17, Sub 20 e Sub 23. A equipe de Taubaté, composta por cinco atletas, subiu ao pódio em todas as competições, conquistando três medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze. Além das conquistas, quatro atletas estabeleceram novas marcas pessoais, e João Matheus Máximo quebrou o Recorde Nacional no Lançamento do Disco, na categoria Sub 17, com a classe F56.

Destaques

No Sub 17, João Matheus Máximo, da classe F56, conquistou a medalha de ouro no Lançamento do Disco com uma marca de 26,22m, quebrando o Recorde Brasileiro. Ele também levou a prata no Arremesso de Peso. Na categoria Sub 20, Ana Clara Wansovis, também da classe F56, obteve ouro no Lançamento do Disco e prata no Arremesso de Peso, além de garantir sua melhor marca pessoal no Lançamento do Dardo, com 10,34m. No Sub 23, Guilherme Maciel destacou-se ao conquistar o ouro no Arremesso de Peso e o bronze no Lançamento do Dardo, com sua melhor marca de 16,00m, além de outro bronze no Lançamento do Disco. Marcus Borsatti garantiu bronze no Salto em Distância T37, enquanto Kauany Camargo, da classe T54, ficou em segundo lugar nos 100m, mas foi desclassificada na prova dos 400m.

Segundo o professor Anderson Reis, técnico das categorias de base do Paratletismo de Taubaté, os resultados foram muito positivos. “Essa competição é essencial para nosso trabalho com atletas mais jovens, pois demonstra que temos uma base forte com resultados significativos”, afirmou.

O técnico reforçou que o desempenho dos atletas reflete a formação de uma nova geração de paratletas em Taubaté, que se acostumam a buscar medalhas e se destacam, tornando-se referência para as crianças que ingressam no projeto de paradesporto escolar da cidade, incentivando-as a se dedicarem ao esporte e representar o município em grandes eventos.

Resultados completos

  • Kauany Camargo (T54 – Sub 17) – 100m – 2ª colocada 21.43s
  • João Matheus Máximo (F56 – Sub 17) – Lançamento do Disco – 1º colocado 26,22m e Arremesso de Peso – 2º colocado 5,48m
  • Ana Wansovis (F56 – Sub 20) – Arremesso de Peso – 2ª colocada 4,52m, Lançamento do Dardo – 2ª colocada 10,34m e Lançamento do Disco – 1ª colocada 9,99m
  • Guilherme Maciel (F54 – Sub 23) – Arremesso de Peso – 1º colocado 8,54m, Lançamento do Dardo – 3º colocado 16,00m e Lançamento do Disco – 3º colocado 16,31m
  • Marcus Borsatti (T37 – Sub 23) – Salto em Distância – 3º colocado 3,99m e 100m – 5º colocado 13.48s

A equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos de Taubaté retornará às competições em dezembro, com os atletas adultos participando do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, que ocorrerá de 01 a 03 de dezembro em São Paulo.

Programa Esporte Para Todos

Este projeto abrange toda a prática esportiva para pessoas com deficiência em Taubaté, sendo mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, com o apoio do FADAT – Fundo de Assistência ao Desporto Amador de Taubaté.