A Prefeitura de Taubaté recebeu um ‘pacote’ de investimentos para o combate às drogas, por meio do programa ‘Crack, é possível vencer’, do governo federal. A cidade recebeu 50 Sparks (arma elétrica não letal), 150 frascos de spray de pimenta (espuma e gel), além de dois carros e duas motos para serem usados no combate ao uso de entorpecentes.
Ainda está previsto o recebimento de um ônibus que abriga uma central de monitoramento, que será usada para vigilância nas áreas com maior concentração de usuários de drogas e atuação do tráfico de drogas na cidade. Atualmente, Taubaté conta com 232 guardas municipais.
De acordo com o diretor de Defesa do Cidadão, Marcus Querido, 20 deles receberam treinamento do programa federal em São José dos Campos e em Guarulhos e, um deles, recebeu a incumbência de treinar os demais. As armas elétricas e os frascos de spray de pimenta serão usados pela Guarda em ‘casos extremos’, quando os agentes não tiverem dificuldade para conter os usuários — a intenção é que as armas sejam utilizadas para imobilizar pessoas e o spray em casos de tumulto.
Já os veículos, serão utilizados para o patrulhamento em locais onde ficam usuários como proximidades de escolas, praças e quadras. “Os usuários e dependentes químicos de Taubaté nem sempre encontram retaguarda para serem amparados. Taubaté está se preparando para isso desde o ano passado”, disse Querido.
programa/ O ‘Crack, é possível vencer’ atua em três eixos: prevenção, segurança e cuidado. De acordo com a prefeitura, no âmbito da prevenção, a Secretaria de Educação e outros órgãos atuam em ações nas unidades escolares. No eixo segurança, a prefeitura está se preparando para intervir na contenção do avanço do tráfico e em atenção aos usuários , oferecendo suporte às equipes do eixo cuidado — que irão coordenar as abordagens a usuários, oferecendo atendimento social, por meio do Centro Pop, Divisão do Controle de Migração e das quatro unidades de Cras, e de Saúde, com a implantação de um consultório de rua, de uma unidade de acolhimento Infanto Juvenil e adulto e do Caps AD, que deverá atender em sistema 24 horas ainda este ano.
O governo Ortiz Junior (PSDB) ainda deverá negociar com o Ministério da Justiça a contratação de leitos para tratamento de dependência química e já chegou a visitar comunidades terapêuticas para firmar o contrato. “ A preocupação com segurança avança à medida que o uso e comercialização de drogas cresce, com a velocidade que as modalidades de crimes envolvendo jovens aumentam. A prefeitura vem concentrando esforços para garantir a segurança da cidade e da população em geral”, informou a Secretaria de Segurança Pública.
Na área de segurança, Taubaté conta com o reforço da Atividade Delegada desde julho de 2013, com 150 PMs, e implantou no último mês o COI (Centro de Operações Integradas), com 100 câmeras.