Ortiz prevê nova licitação do mototáxi para o início de 2019
16 de novembro de 2018
Das 557 vagas do sistema, apenas 323 estão preenchidas atualmente; na concorrência anterior, finalizada em agosto, maioria dos candidatos não conseguiram atender itens do edital e 234 vagas permaneceram abertas
Redação / Gazeta de Taubaté
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O governo Ortiz Junior (PSDB) deve abrir no início de 2019 uma nova licitação para tentar preencher as 234 vagas restantes do serviço de mototáxi no município.
A informação foi prestada pela gestão tucana à Câmara, em resposta a um requerimento da oposição, apresentado pela vereadora Loreny (PPS).
A abertura da nova licitação foi prometida pelo prefeito em reunião com representantes da categoria em setembro.
Nessa mesma reunião, Ortiz prometeu reduzir para 2% a alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços) cobrada dos mototaxistas, além de intensificar a fiscalização sobre os clandestinos que atuam na cidade.
Na resposta do requerimento, o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Guilherme Perez, diz que a redução do ISS está sendo analisada pela Secretaria de Finanças, sem citar uma previsão de quanto esse estudo será concluído.
No mesmo ofício, Perez afirmou que foram feitas fiscalizações em setembro, quando duas agências que operavam fora de seus limites foram notificadas e uma terceira, clandestina, foi fechada. Houve ainda apreensão de três motos clandestinas.
SISTEMA/ Na eleição de 2016, Ortiz prometeu organizar o sistema de mototáxi no município.
Desde o mandato passado, o tucano tem encontrado dificuldades para preencher todas as vagas do sistema.
Em anos anteriores, embora o sistema tivesse 440 vagas, apenas 310 estavam preenchidas, pois os demais candidatos não conseguiam atender as exigências do edital.
Em fevereiro de 2018, sob a alegação de que a demanda havia crescido, o governo Ortiz ampliou o número de permissões de 440 para 557 e abriu uma nova licitação para preencher as 247 vagas abertas.
No entanto, apenas 13 candidatos foram habilitados. Os demais acabaram reprovados por não atenderem itens como residir há pelo menos cinco anos no município e apresentar certificados de cursos.