Ortiz dá aval para licitação da obra de duplicação de viaduto
28 de junho de 2018
Prefeito assinou nessa quinta-feira a requisição para a contratação da obra de construção do novo viaduto do Cidade Jardim; serviço, que poderá custar até R$ 16,74 milhões, deve ficar pronto no início de 2020
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
O prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), assinou nessa quinta-feira a requisição para a contratação da obra de construção do novo viaduto do Cidade Jardim.
O próximo passo é a abertura da licitação para definir a empresa que ficará responsável pela obra, que poderá custar até R$ 16,74 milhões.
O valor também inclui dois novos acessos à Via Dutra: um no km 111, na altura da Rodovia Oswaldo Cruz, e outro no km 112, ao lado do Habib’s.
As obras serão custeadas com recursos do empréstimo do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). A previsão de conclusão é para o início de 2020.
O viaduto atual tem apenas oito metros de largura e é considerado um dos principais gargalos do trânsito taubateano.
O novo viaduto vai ter 24 metros de largura, divididos em duas pistas com 9 metros cada e 3 metros de passagem de pedestres.
DEMORA/ A duplicação do viaduto foi prometida por Ortiz ainda na campanha de 2012.
Em 2014, o tucano passou a tentar ‘terceirizar’ a obra. Inicialmente ela seria feita pelo shopping Via Vale, em contrapartida a irregularidades no recebimento de uma área pública em Taubaté.
Depois, Ortiz passou a dizer que a obra seria feita pela CCR NovaDutra. A concessionária nunca confirmou isso.
Apenas em junho de 2016 o prefeito voltou a assumir a responsabilidade pela obra, pedindo que a CCR cedesse o projeto ao município.
No começo desse ano, houve uma nova mudança. Ortiz desistiu de usar o projeto feito pela concessionária. A alegação foi de que, nessa proposta, seria preciso demolir o atual viaduto para construir o novo, o que deixaria a região por, pelo menos, dez meses sem acesso, prejudicando ainda mais o trânsito.
A prefeitura contratou então a empresa CBEA Engenharia, que recebeu R$ 143 mil para elaborar o novo projeto.
O governo Ortiz alegou que a mudança foi necessária para “reduzir o impacto à circulação de veículos pela região”, e que “a ideia é aproveitar a estrutura do viaduto atual para complementar a sustentação das duas novas pistas. Desta forma não haverá necessidade de interdições”.