Ortiz ‘assume’ Avante e candidatura de Pinelli ao Bom Conselho deve ser abortada
28 de agosto de 2020
O prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), assumiu indiretamente o controle do diretório municipal do Avante, em uma articulação que deve impedir a candidatura do professor Gabriel Pinelli, que pretendia concorrer ao Palácio do Bom Conselho.
A manobra lançada por Ortiz contou com conversas diretas do prefeito com a executiva estadual do Avante.
Após as tratativas, o Avante destituiu o então presidente da legenda em Taubaté, Clodoaldo Junior, e foi criada na última terça-feira (25) uma nova comissão, presidida por Robson Pereira Rocha, que é assessor de gabinete de Ortiz na Prefeitura.
“O Pinelli não será mais candidato pelo Avante”, disse Rocha nessa quinta-feira (27) à reportagem.
Já Pinelli ainda mantém esperanças de lançar a candidatura pelo partido – ele busca, em contato com a executiva nacional, retomar o controle da legenda (leia mais abaixo).
ARTICULAÇÃO.
Ouvido pelo jornal nessa quinta, Ortiz afirmou que já conversava com o Avante desde 2019. A expectativa é de que o partido faça parte da coligação de apoio ao candidato do governo à sucessão do tucano, que deve ser Eduardo Cursino (PSDB).
“Aqui em Taubaté já havia uma tratativa adiantada desde o ano passado com a direção-regional do Avante. Eu só rearticulei essa tratativa com a presidência estadual do partido”, disse Ortiz.
“Já era uma posição do partido [Avante], há alguns meses, de só ter candidatura própria onde, realmente, a candidatura é competitiva. Eles já entendiam que uma candidatura majoritária não competitiva prejudicava o apoio à chapa de vereadores: material, prestação de contas, estrutura de advogados, estrutura de comitê”, afirmou o tucano. “A candidatura do Gabriel [Pinelli] não decolou, e é uma candidatura que já havia sido rejeitada pelo Novo. Ou seja, não tinha muita articulação com a estrutura partidária”, completou o prefeito.
REAÇÃO.
Em nota, Pinelli fez críticas a Ortiz e à executiva estadual do Avante, e disse ainda ter esperanças de ser candidato pela legenda.
“Há algumas semanas escuto o boato de que o Ortiz iria tomar o partido para impedir que eu fosse candidato. Agora ficou claro que o boato era verdade. Desde que cheguei ao Avante, minha pré-candidatura foi apoiada pela executiva estadual. Eles inclusive vieram em Taubaté quando me filiei. Mas agora está claro que o presidente estadual, Josué Tavares, muda de opinião rapidamente para defender os próprios interesses. Para reverter isso, estou conversando com os líderes nacionais do partido. Posso até não ser candidato, mas continuarei mostrando a verdade e expondo meu pensamento sobre a ditadura dos Ortiz na cidade. Quem cala opositor com a desculpa de que fez um ‘acordo político’, mostra sua real personalidade. Espero e irei trabalhar para que eles não continuem no governo”, disse Pinelli.
A reportagem não conseguiu contato com o presidente estadual do Avante, Josué Tavares.
CENÁRIO.
Sem Pinelli na disputa, ficaria em 11 o número de pré-candidatos ao Palácio do Bom Conselho: Eduardo Cursino (PSDB), Loreny (Cidadania), Salvador Khuriyeh (PT), Digão (PP), José Saud (MDB), Fernando Borges (PCdoB), Ronaldo Santos (PSOL), Dodô (PTC), Capitão Souza (PRTB), Chico Oiring (PSC) e Fabiano Vanone (Podemos).
O prazo para a realização das convenções partidárias, nas quais serão oficializados os candidatos de cada legenda, vai dos dias 31 de agosto a 16 de setembro.