Ortiz aluga 42 viaturas e cede para Atividade Delegada
13 de maio de 2016
Veículos serão usados em ações da PM, e contrato de 7 meses vai custar R$ 740 mil; oposição vê uso eleitoral em medida e critica gasto em área de responsabilidade do estado
Redação / Gazeta de Taubaté
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Foto: Divulgação
O prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), que pretende buscar a reeleição em outubro caso consiga escapar dos processos judiciais, lançou uma ofensiva contra a violência na reta final de seu mandato.
Pelos próximos sete meses, a prefeitura vai fornecer 42 viaturas para a Polícia Militar, que serão usadas durante a Atividade Delegada.
Essas viaturas serão entregues à PM no próximo dia 24, e devem ser usadas para as ações nos bairros.
Os veículos são alugados. Cada viatura vai custar, por mês, R$ 2.515 para o município. No total, o gasto para a prefeitura será R$ 740 mil.
“O sistema de aluguel é mais vantajoso financeiramente, já que toda a manutenção do veículo fica a cargo da contratada”, alegou a prefeitura, em nota.
O aluguel das viaturas faz parte de um contrato maior, firmado mês passado com a Credicar, de Minas Gerais, e que inclui também 38 vans e duas pick-ups — a maior parte dos veículos será usada para transporte de pacientes para outros municípios.
Esse contrato representará gasto de R$ 2,994 milhões até o fim do ano.
REPERCUSSÃO/ O convênio da Atividade Delegada, em que o policial em horário de folga trabalha remunerado pelo município, foi implantado em Taubaté em 2013. Começou com 50 homens e chegou a 150, mas esse número tem sido reduzido constantemente devido à falta de verba da prefeitura. Nem município e nem PM divulgam quantos homens trabalham diariamente hoje.
O gasto mensal da prefeitura seria de R$ 600 mil.
De 2013 para cá, crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos, tiveram queda em Taubaté. Por outro lado, os casos mais graves, como assassinatos, tiveram alta.
No primeiro trimestre desse ano, por exemplo, Taubaté foi a terceira cidade do interior do Estado com mais registros de homicídio: foram 17.
Para oposição, gasto é equívoco
Para a oposição, o prefeito erra ao investir recursos do município em setores de responsabilidade do governo do Estado. “O prefeito deveria cobrar isso do governador, e não assumir um custo do Estado”, disse Salvador Soares (PRB).
Antes desse aluguel, o município já havia comprado e fornecido à PM duas caminhonetes modelo Amarok, 50 motocicletas e 16 bicicletas. Os veículos custaram R$ 1 milhão.
“Esse convênio é um equívoco. Entendo que o prefeito deveria investir nos servidores, na guarda municipal, em políticas sociais”, disse o vereador.
Salvador questionou ainda o fato desse novo investimento ser feito em período pré-eleitoral. “O prefeito quer passar a imagem de que é um xerife”.
ANÁLISE/ A PM não comentou o impacto do reforço que terá com as 42 viaturas alugadas.
Saiba mais
REFORÇO
A Prefeitura de Taubaté alugou 42 carros por sete meses e vai cedê-los para a PM. Os veículos estão em Campinas, onde estão sendo adesivados
UTILIZAÇÃO
A ideia é que as viaturas sejam utilizadas em ações da Atividade Delegada, principalmente nos bairros e regiões com índices maiores de criminalidade
DESPESA
Cada viatura vai custar, por mês, R$ 2.515 para o município. No total, o gasto para a prefeitura será R$ 740 mil