Ônibus SP Por Todas promove apoio às mulheres em mais um final de semana de The Town.

O ônibus SP Por Todas estará presente em mais um fim de semana do The Town no Autódromo de Interlagos, a partir desta sexta-feira (12) até domingo (14), das 11h às 3h, oferecendo apoio às mulheres em diversas situações com atendimento humanizado, sigiloso e uma equipe especializada.

As mulheres que forem atendidas no ônibus receberão informações sobre seus direitos e sobre canais de denúncia — como o Ligue 190 e o aplicativo SP Mulher Segura — e poderão ser encaminhadas para redes de proteção, como Delegacias da Mulher e Defensoria Pública, entre outros serviços. O ônibus não só participa de grandes eventos como o The Town, mas também circula por áreas com altos índices de vulnerabilidade social.

Essa iniciativa visa fortalecer a segurança das mulheres durante o festival de música que começou na semana anterior. O evento ainda conta com uma área exclusiva para o Protocolo Não se Cale e um reforço no patrulhamento, com 3.200 policiais e 1.100 viaturas.

LEIA TAMBÉM: Transporte público 24h e reforço na segurança: confira os serviços do Governo de SP durante o The Town 2025

“Participar do The Town com o Ônibus SP Por Todas reafirma nosso compromisso de tornar grandes eventos espaços onde as mulheres se sintam protegidas e acolhidas, livres de assédio, com atendimento imediato e uma equipe preparada para lidar com diversas situações”, afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.

Aumentar o suporte disponível para mulheres faz parte do movimento SP Por Todas, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, que visa dar visibilidade às políticas públicas voltadas para mulheres e à rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira disponíveis exclusivamente para elas.

Protocolo Não se Cale

O Protocolo Não se Cale oferecerá suporte e orientação em uma tenda no evento. No local, além de atendimento especializado, os participantes poderão encontrar QR Codes do aplicativo Mulher Segura, que permite registrar boletins de ocorrência 24 horas e acionar um botão de pânico para mulheres com medidas protetivas que precisem de ajuda imediata.

Além disso, os profissionais envolvidos no evento, como equipe de limpeza, recepção e staff, receberam treinamento sobre como agir de acordo com o Protocolo Não se Cale. Essa iniciativa do Governo do Estado de São Paulo ajuda a identificar e responder adequadamente a situações de assédio e violência contra a mulher.

O Não se Cale foi lançado em agosto de 2023 para reforçar as estratégias de proteção às mulheres em locais públicos e privados, padronizando as formas de acolhimento e suporte. Acesse aqui para mais informações.

Mais policiamento

O planejamento da operação do The Town inclui a instalação de um posto de comando nas proximidades do autódromo para supervisão e coordenação em tempo real, além de locais de revista e controle de acesso. O policiamento será intensificado nas ruas e avenidas, com viaturas posicionadas em pontos estratégicos e rondas de motocicletas.

O perímetro do autódromo contará com drones para ampliar a capacidade de resposta e monitoramento, especialmente durante a movimentação do público.

A Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) terá uma unidade móvel em um dos portões de acesso do festival para registrar quaisquer ocorrências dentro do autódromo.

Policiais fluentes em diversos idiomas estarão à disposição, assim como mulheres na equipe, caso seja necessário um atendimento mais especializado para situações de importunação sexual.

Serviço

Ônibus SP Por Todas no The Town

Data: 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro
Local: Autódromo de Interlagos – Av. Senador Teotônio Vilela, 261 – Interlagos, SP
Horário: 11h às 3h

SP Por Todas

O movimento São Paulo Por Todas é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de aumentar a visibilidade das políticas públicas voltadas para mulheres, além de reforçar a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira disponíveis exclusivamente para elas.