Praça Santa Terezinha terá inversão no sentido, assim como a Marquês do Herval e a Pedro Costa
Julio Codazzi / Taubaté
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O quarto pacote de intervenções viárias do governo Ortiz Junior (PSDB), que deverá ser implantado em janeiro de 2015, deve modificar o trânsito em importantes vias da região central. Embora o pacote ainda seja mantido sob sigilo pela prefeitura, o tucano afirmou, durante entrevista à Gazeta de Taubaté, que as ruas Marquês de Herval e Doutor Pedro Costa terão seu sentido invertido, passando a operar no sentido centro-bairro.
Também será alterado o sentido do trânsito na praça Santa Terezinha. O novo pacote foi definido após estudos realizados pela empresa Consenge Consultoria, de São Paulo, contratada pela prefeitura em março último por R$ 1,87 milhão.
Segundo Ortiz, o objetivo das mudanças é melhorar a circulação de veículos e diminuir os congestionamentos. “Foram três meses de contagem em horário de pico, o que nos permitiu simulações necessárias para que se diminua o tempo de espera do motorista no trânsito”, disse.
mudanças / O novo pacote irá atingir 30 vias. Apesar do sigilo em relação às novas alterações, a Gazeta de Taubaté já havia adiantado outras mudanças, como a implantação do sistema binário no Viaduto do Belém, que passa sobre a Via Dutra, e o túnel que liga a avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa ao bairro Campos Elíseos, sob a rodovia.
Com isso, uma das vias irá operar apenas no sentido bairro-centro, e a outra só no sentido centro-bairro. “Há congestionamentos crônicos em razão de mudanças equivocadas em algumas rotatórias, no período do governo anterior. Cito aqui a rotatória do Belém, ali no posto Petroval. Foi um conjunto de alterações, como diria o carioca, sinistras. A gente precisa arrumar agora”, argumentou Ortiz.
Outra novidade será a implantação de semáforos na proximidade do túnel que liga a Avenida do Povo ao Mercatau e a substituição da rotatória que dá acesso ao Parque Três Marias e à Chácara Silvestre, que também deve ser trocada por um semáforo.
O novo pacote também prevê a construção de novas vias. Uma delas deve ligar a avenida Charles Schnneider, na região na faculdade Anhanguera, até a Estrada do Pinhão, próxima ao Distrito de Quiririm, passando por trás do Tenda e da Dicico. “O projeto da nova avenida está pronto, basta apenas licitar”, disse o prefeito.
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Motoristas ouvidos ontem pela Gazeta de Taubaté criticaram´ as alterações propostas para a região central, em especial a da Santa Terezinha. “A mudança não vai ser boa, pois o motorista já está acostumado com o jeito que o trânsito é aqui”, disse o taxista Cosme Paiva, de 65 anos. “Nenhuma praça que eu conheço é no sentido horário, todas são no sentido oposto. Se mudar mesmo, quem vier de outra cidade vai se perder aqui”, afirmou o também taxista Kazuki Kondo, 73 anos.
Prefeitura diz que alterações da fase três do pacote vão ter início em breve
Segundo Ortiz Junior, parte das obras previstas no terceiro pacote vão sair do papel em breve. Após autorização da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), concedida esse mês, a prefeitura depende apenas do aval da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para efetuar o prolongamento da Avenida Bandeirantes, que hoje termina no Frango Assado, até a saída para a rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, que leva a Campos do Jordão.
Nesse ponto, próximo à LG, será construído um novo túnel sob a Dutra, que irá operar nos dois sentidos. Com isso, o túnel do Estoril, próximo ao shopping Via Vale, terá seu sentido invertido. “Com isso, acredito que a gente vai solucionar também o problema do congestionamento no viaduto do Cidade Jardim”, argumentou o tucano.
O terceiro pacote viário, que a princípio ficaria pronto em março de 2015, também engloba a duplicação do viaduto do Cidade Jardim e uma passarela de pedestres em frente ao shopping. As obras são orçadas em R$ 20 milhões, sendo que R$ 14 milhões serão investidos pelo grupo que administra o Via Vale como forma de ressarcir o município por falhas na doação da área em que o empreendimento foi erguido.
melhoria/ Ainda de acordo com o prefeito, os quatro pacotes são integrados e permitirão melhorias no trânsito. O tucano argumentou que, ao final das intervenções, serão finalizados os dois aneis de circulação viária prometidos na campanha de 2012. Tecnicamente esses sistemas são chamados de rótula (anel com circulação no sentido anti-horário) e contra-rótula (circulação no sentido horário).
Segundo o último dado do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a frota de Taubaté é composta por 191.237 veículos. Isso representa dois veículos a cada três munícipes — a cidade possui 299.423 habitantes.
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De acordo com o prefeito, a escolha pela implantação do quarto pacote em janeiro foi devido ao período de férias escolares. Com isso, a prefeitura espera reduzir o impacto das alterações. “A aprovação hoje das mudanças na Independência é extremamente positiva, passa de 90%. No início, houve manifestações e eu dizia que era preciso ter paciência. É o que a gente vai precisar um pouco para as mudanças que vêm agora”, disse o tucano à Gazeta de Taubaté.