Novo canal do Detran-SP acelera liberações para transportadores escolares.

Os transportadores escolares agora têm à sua disposição um canal mais rápido e simplificado para solicitar autorizações no Detran-SP. Com a atualização, os pedidos de autorizações para condutores e veículos deixarão de ser feitos pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e passarão a ser realizados através da Customer Service Management (CSM). Essa nova abordagem elimina a necessidade de reiniciar o processo em caso de indeferimento, proporcionando um fluxo mais transparente e previsível, minimizando o impacto na rotina dos profissionais.

“Esse é mais um avanço positivo da transformação digital promovida pelo Detran-SP, que traz mais comodidade e agilidade para cidadãos e prestadores de serviços regulamentados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelas resoluções do Contran”, declarou o diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, Lucas Papais.

A novidade foi apresentada no 7º Fórum de Transporte Escolar, que ocorreu no último dia 20 em Taboão da Serra (SP). O evento, organizado pela Associação dos Condutores de Taboão da Serra, reuniu cerca de 200 representantes do transporte escolar de diversas cidades do estado, além de autoridades e patrocinadores, para discutir o progresso e os desafios da categoria.

Segundo Papais, a nova plataforma, mais intuitiva e centrada no usuário, reflete a visão estratégica do Detran-SP em modernizar processos, reduzir a burocracia e melhorar a experiência de cidadãos e agentes regulados. “O Detran-SP está empenhado na excelência da regulação e do atendimento, buscando consolidar um modelo de governança digital colaborativa e em rede”, acrescentou.

Operação Transporte Escolar Seguro (OTES)

O Detran-SP realiza periodicamente a Operação Transporte Escolar Seguro (OTES) em todo o estado, com o objetivo de garantir a segurança dos alunos. Durante as fiscalizações, os agentes verificam documentos, autorizações, medidas de segurança e a conservação dos veículos, além de cursos e licenças dos motoristas.

No mês de agosto, com o retorno das aulas, 905 veículos foram inspecionados. Desde o início do ano, foram realizadas 583 operações, com a fiscalização de 2.612 veículos. A meta para os próximos seis meses é atingir cerca de mil operações antes do início do ano letivo de 2026.