As alterações viárias projetadas pelo governo Ortiz Junior (PSDB) para a região da rua Emílio Winther já tem data para serem implantadas: 13 de abril. Ontem, durante evento que apresentou novas mudanças viárias na região sul da cidade, o prefeito falou sobre as alterações da região central.
Segundo ele, a intenção da prefeitura é fazer uma ligação direta entre dois extremos da cidade: a inversão da rua Emílio Winther vai proporcionar a ligação entre a avenida Independência, passando pelo centro da cidade, até a avenida Brigadeiro Faria Lima, no Convento Santa Clara.
Além da Emílio Winther, outras cinco ruas da região terão seu sentido alterado. “Taubaté já tem um sistema viário bastante razoável. A intenção é a gente distribuir melhor os veículos por esse sistema, e é isso que a gente vai fazer agora nessa terceira etapa”, afirmou o prefeito à Gazeta de Taubaté.
Mudanças/ A rua Emílio Winther passará a seguir no sentido bairro-centro, enquanto a rua Marechal Arthur da Costa e Silva terá mão dupla até sua bifurcação, em frente ao prédio da Receita Federal, e depois segue no sentido bairro.
As ruas do Colégio, Ubatuba, Professor Moreira e Armando Salles de Oliveira também terão seus sentidos alterados pelo governo Ortiz. “A Emílio Winther muda de sentido, passa pela Santa Terezinha e segue em frente até o Convento [Santa Clara]. Quem vem da rua XV [de Novembro], pode ir até a praça, e tem as opções de virar na Quatro de Março ou na Armando Salles de Oliveira”, afirmou a secretária de Mobilidade Urbana, Dolores Moreno Pino, a Lola.
Essa semana, a prefeitura já havia começado obras na região. Na rua Emílio Winther, o governo já implantou semáforos e placas de sinalização no novo sentido. Mais a frente, o Executivo iniciou obras para reabrir o acesso da praça Oito de Maio. Em 2012, ele foi fechado pelo então prefeito Roberto Peixoto (PEN). Dessa vez, a via passará em frente a Diretoria de Ensino de Taubaté.
Semáforos / Na praça Santa Terezinha, haverá o encontro de motoristas que vem do centro com os do novo sentido da rua Emílio Winther.
Segundo a prefeitura, o movimento dos carros será definido através de semáforos. “É um projeto um pouco maior, que será inaugurado agora, no dia 13 de abril. A gente já pensa nisso desde o ano passado, quando fizemos as mudanças na [avenida] Independência. Na região da Santa Terezinha, teremos os semáforos controlando todo os acessos”, afirmou Lola.
“Nós vamos controlar semáforos, controlar a sicronia entre eles. Ali nessa região, vamos implantar dois e depois outro um pouco mais à frente, no acesso da Quatro de Março. É um conjunto de obras que já estava programado desde o inicio”, disse o prefeito.
Independência foi a 1ª etapa
Segundo o prefeito, as alterações no Via Vale Garden e Emílio Winther representam, respectivamente, a segunda e a terceira etapa do pacote viário. Em maio de 2013, o governo alterou a mão de cinco importantes vias da região da Independência, na primeira etapa do pacote. Além da própria avenida Independência, a prefeitura alterou os sentidos de trecho da rua Marechal Arthur da Costa e Silva e da avenida Marrocos, e das marginais da Dutra: avenidas Dom Pedro e Bandeirantes.