Em 11 de dezembro, o Governo de São Paulo lançou a quarta rota temática, a Rota da Cachaça. Após os projetos das Rotas do Vinho, Café e Queijo, agora é a vez de celebrar um dos destilados mais tradicionais do Brasil, com uma história que remonta a quase 500 anos. Essa rota abrange os municípios da Mogiana Paulista: Batatais, Mococa, Jaboticabal e São Simão, reunindo produtores locais e atrações culturais que destacam essa bebida icônica.
Coordenado pela Casa Civil, o projeto é uma colaboração das Secretarias de Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economias Criativas, e Desenvolvimento Econômico, além da Invest SP.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança Rotas da Cachaça para impulsionar turismo, agronegócio e desenvolvimento regional
A Rota Mogiana Paulista honra a tradição da cachaça artesanal. Entre os principais pontos estão a Spinalcool Destilaria em Batatais e o Engenho Coronel, localizado em Cássia dos Coqueiros. Em Itirapuã, a Cachaça Barra Grande mantém técnicas tradicionais, enquanto Jaboticabal abriga a renomada Cachaça Dona Odila e em Igarapava, a Cachaça Colmanetti.
A rota também inclui a Destilaria Inara, em São Simão, e a Casa do Engenho, em Mococa, que oferecem degustações e visitas guiadas. Outros locais de interesse são o Instituto Cultural Engenho Central em Pontal e a Casa Vian Indústria e Comércio de Bebidas em São José do Rio Pardo, que combinam história com inovação.
“Esta rota representa um verdadeiro patrimônio cultural, reunindo produtores que são referência na história da cachaça paulista”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
LEIA TAMBÉM: Cuesta, Itaqueri e Tietê: tradição e inovação nas Rotas da Cachaça de São Paulo
Além das experiências em alambiques, os visitantes podem explorar trilhas ecológicas, usufruir de hospedagens rurais e participar de workshops sobre produção artesanal.
O projeto das Rotas da Cachaça englobam oito circuitos em 65 municípios paulistas, fortalecendo tanto o turismo rural quanto a economia criativa. São Paulo é o principal estado na exportação de cachaça, respondendo por 46% da produção nacional, com destilarias que aliam tradição à inovação.
LEIA TAMBÉM: Centro Paulista: tradição centenária e inovação nas Rotas da Cachaça
Atualmente, existem 1.266 estabelecimentos que produzem cachaça registrados no Brasil, conforme o Anuário da Cachaça 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária. Em 2024, o estado de São Paulo registrou um aumento de 5,9% no número de suas destilarias, segundo o anuário.
LEIA TAMBÉM: Alta Paulista celebra tradição com mestres da cachaça e experiências únicas

Leave a Comment